
O Quarteirão da Educação, complexo educativo, cultural e esportivo em Diadema, ainda não está pronto, mas já respira arte. No sábado (23/9), um mutirão com artistas de rua da cidade grafitou os tapumes que protegem o canteiro de obras do futuro empreendimento. O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, visitou a atividade, acompanhado pela vice-prefeita, Patty Ferreira.
O complexo, que será entregue em 2024, terá quase 25 mil metros quadrados de área construída, com prédios para ensino fundamental, infantil e creche, quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro e cineteatro.
A pintura é realizada em 180 metros de tapume por 10 artistas de rua, cinco homens e cinco mulheres. Nas pinturas, cenas e referências à educação, cultura e infância, como livros, lápis e letras.
O secretário de Cultura, Camilo Vannuchi, também presente, esclarece que o convite para os artistas nasceu da própria Prefeitura. “É um mutirão para preencher todo o mural. Assim, a gente não fica vendo apenas um tapume feio, frio, mas um mural de grafite, que pulsa arte. O Quarteirão vai ter muita cultura, e a gente já está trazendo isso tudo para a comunidade com essa intervenção”, afirmou.
Magosh Santiano, nome artístico de Wellington Santiago Nunes, um dos artistas responsáveis pelo mural, esclarece que poder expor sua arte em frente ao Quarteirão é uma grande oportunidade. “Acho superinteressante qualquer oportunidade da gente realizar esse trabalho junto da Secretaria de Cultura. A prefeitura dar todo esse apoio tem muito valor. Aqui, no mural, temos uma prévia do que será esse lugar”, disse.
José de Filippi conversou com os artistas e moradores, e arriscou grafitar um trecho do mural. “Quero saudar todos os artistas que estão aqui e agradecer muito. Eles estão colocando no tapume da obra aquilo que é o sentido do Quarteirão da Educação, de trazer alegria, arte, educação, esporte, além de envolver a comunidade, chamar as pessoas para participar. Esse mural é um aperitivo, um gostinho do que vai ser nosso Quarteirão”, disse.