
Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André (SP), acaba de ser reavaliado e manteve a Acreditação Internacional Qmentum, nível Diamante. Ao todo foram dois dias de visitas de manutenção, com imersão nos processos de trabalho e grandes trocas de experiências, aprendizagem e ensinamentos junto aos avaliadores do Quality Global Alliance (QGA).
As visitas de técnicas que levaram à recertificação de qualidade ocorreram em 20 e 21 de setembro. Para o gerente da Qualidade e Planejamento do HEMC, Rodrigo Alveti Brolo, a acreditação é um processo voluntário de avaliação dos recursos organizacionais, periódico e reservado, que tende a garantir a qualidade da assistência com base em padrões previamente aceitos.
RECONHECIMENTO GLOBAL
A Quality Global Alliance é cocriadora da maior e mais inovadora Aliança Global para o desenvolvimento e implementação de padrões mundiais de excelência em saúde, com foco nas pessoas. Os padrões de avaliação utilizados são da Health Standards Organization (HSO) e sua metodologia internacional Qmentum, nascida no Canadá através da Accreditation Canada e desenvolvida por meio de um processo rigoroso com contribuição de especialistas, clientes e prestadores de serviços de saúde.
A HSO aplica os princípios orientadores de parceria com pacientes ao elaborar não apenas seus padrões de serviços sociais e de saúde, mas também ao desenvolver recursos de apoio e orientações, ferramentas de avaliação e identificação de práticas de liderança. Isso é feito para apoiar prestadores de serviços sociais e de saúde na implementação e demonstração de práticas eficazes de engajamento e cuidado centrado nas pessoas.
No Estado de São Paulo, somente 35 hospitais – entre públicos e privados – possuem a Acreditação Internacional Qmentum. No Grande ABC são apenas oito, sendo dois gerenciados pela Fundação do ABC: Hospital Estadual Mário Covas e Hospital de Clínicas Municipal de São Bernardo.