O secretário de Serviços Urbanos de Mauá, Fernando Rubinelli, se filiou recentemente a Rede Sustentabilidade e deixou clara sua pré-candidatura a vereador em 2024. Ao RDtv desta sexta-feira (29/09), o político considera que a federação entre seu partido e o PSOL poderá dar mais protagonismo para as legendas dentro do campo progressista, principalmente levando em conta o cenário em São Paulo.
Fernando migrou para a Rede após passagens pelo PDT, PTB e PSB. Após ver a mãe, Cassia Rubinelli, e a irmã, Natália Rubinelli, migrando para o partido liderado pela Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, o secretário resolveu tomar o mesmo caminho. Principalmente após estudar a legenda e entender o seu protagonismo, principalmente após a formação da federação.
“O que nos une é maior do que nos separa. Queremos uma sociedade sem preconceito, mais humana, uma sociedade progressista, uma sociedade que pensa nas pessoas e eu me sinto em totalmente em casa nesse partido e nessa federação”, explica.

Outro ponto é a possibilidade de crescimento, principalmente levando em conta a pré-candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) para prefeito na Capital. Na visão de Fernando, tal ponto pode dar protagonismo para as duas legendas dentro da ala progressista em Mauá. Claro, que levando em conta a liderança petista, partido na qual está filiado o prefeito Marcelo Oliveira.
Aliás, a busca pela reeleição de Oliveira é outro ponto decisivo para a mudança de legenda, mas sem deixar o PSB para trás. O ex-deputado federal Wagner Rubinelli segue na legenda, que mantém seu apoio para o petista visando as eleições de 2024.
Serviços Urbanos
Fernando Rubinelli também destacou a sua atual passagem pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, cargo que ocupa desde o início da gestão de Marcelo Oliveira. O secretário aponta os investimentos realizados na área de drenagem, principalmente as obras que são realizadas na região central para reduzir os problemas vistos com as fortes chuvas.
Além da ampliação de piscinões, a Secretaria fez a troca do gradil de ferro por grades ecológicas para evitar os roubos e assim manter o material necessário para drenar a água. Além disso, reforçou o desafio de conseguir emplacar ações mesmo com os problemas financeiros vividos pela cidade no início da gestão, na soma da crise política com o processo da pandemia do Covid-19.