Se as gerações mais novas passaram a ser denominadas com as mais diversas nomenclaturas, os mais experientes também conseguiram sua denominação específica. A “geração prateada” denomina que está na faixa dos 50 anos ou mais e está sendo visada pelo comércio pelo seu poder de consumo. Em entrevista ao RD Momento Econômico desta quarta-feira (04/10), a gerente de Marketing do São Bernardo Plaza, Ana Paula Faustino, falou sobre a importância desse grupo para a economia.
A aposta do shopping nesta faixa etária nasceu a partir de uma campanha nacional da empresa Allos, que administra o empreendimento. “A ideia de apostar neste público é de primeiramente valorizar a geração prateada, o público de 50+, que de forma alguma temos que simplificar e dizer que é o público idoso. Sabemos que é um público extremamente ativo, por isso que trabalhamos esse termo que está sendo fortemente usado no mercado”, explicou Ana.
Entre os dias 22 de setembro e 1º de outubro, diversas experiências e ações foram realizadas no shopping na busca de fidelizar este público. A iniciativa chamada de “Silver Week” buscou estabelecer alguns parâmetros que podem ser usados a qualquer momento do ano pelo shopping.
Segundo os dados apresentados por Ana Paula, 20% do público do São Bernardo Plaza está nesta faixa etária e durante os 10 dias de ações específicas o estabelecimento viu o fluxo de clientes crescer acima dos 20%. Atividades físicas e culturais foram disponibilizadas para este público.
Último trimestre

Após a “Silver Week”, o São Bernardo Plaza aposta nas principais datas do último trimestre do ano. Em outubro haverá ações voltadas para a campanha do Outubro Rosa, inclusive com uma iniciativa que criou uma loja em parceria com a ACVV (Associação de Voluntários do Combate ao Câncer) em que todas as vendas serão revertidas para ajudar pessoas que estão em tratamento.
Para o Dia das Crianças, o shopping vai apostar em atrações como Alladin e American Circus. E as lojas também se preparam para a celebração do Halloween, no final do mês, com direito a corrida dos doces.
Em novembro, a ideia é focar na Black Friday, a principal liquidação do ano. A principal preocupação é conscientizar os lojistas sobre os preços, com o objetivo de evitar problemas em relação as promoções que serão oferecidas.
Em dezembro, o foco será no Natal. Uma pista de gelo com a árvore de Natal será instalada. Além da decoração e iluminação, o shopping terá uma promoção para sortear um carro 0km e ações de “compre e ganhe” de panetones.