
Em São Bernardo, os alunos da Escola Vereda foram surpreendidos, esta semana, ao chegar para as aulas, com diversos sacos de lixo espalhados pela instituição.
Não foi ato de vandalismo ou algum tipo de acidente, mas uma ação programada pela escola para impactar os estudantes e mostrar, na prática, como o tratamento inadequado dos resíduos pode trazer consequências negativas para todos. Isso porque todo o lixo presente no bloqueio foi descartado incorretamente pelos próprios alunos, ao longo das semanas anteriores.
“Tivemos uma equipe recolhendo resíduos sólidos que foram descartados incorretamente por semanas. Foi a partir desse volume que se tornou possível criar a ação, que teve como objetivo gerar impacto nos alunos e aproximá-los da questão para, a partir daí, discutir esse tema que é tão importante no momento de crise ambiental que estamos vivendo”, comenta Arthur Prandato Buzatto, presidente e mantenedor da Vereda.
Após a ação, os estudantes participaram ainda de uma atividade educativa destacando a importância da água como um dos principais recursos da humanidade, abordando temas como poluição, estações de tratamento e desperdício de água.
O descarte e tratamento inadequados de resíduos sólidos é uma das causas da crise ambiental que assola o Brasil e o mundo, com consequências como a recente onda de calor no país e desastres naturais. Dados divulgados em 2023 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) alertam que a produção de resíduos em áreas urbanas chegou a 81,8 milhões de toneladas em 2022, o que equivale à média de cerca de 224 mil toneladas diárias no Brasil.