
No último domingo (01/10), a Polícia Militar de Ribeirão Pires foi acionada para atender uma ocorrência de incêndio em uma residência localizada na rua Helena Costa, no Jardim Quarto Centenário.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), o fogo, que exigiu a intervenção do Corpo de Bombeiros para ser controlado, resultou em danos à propriedade e levou uma mulher a ser encaminhada à Santa Casa de Mauá para avaliação médica. De acordo com a moradora do imóvel, o incêndio teve início após conectar um celular na tomada.
As chamas se alastraram rapidamente, consumindo parte da residência e colocando em risco a integridade dos moradores e de outros imóveis vizinhos. A pronta intervenção dos bombeiros foi crucial para conter o fogo e evitar danos ainda maiores.
Como evitar esse tipo de acidente?
A origem do incêndio foi identificada como sendo o carregador de celular conectado à tomada. A situação serve como lembrete para a importância de seguir medidas de segurança ao utilizar aparelhos eletrônicos e carregadores. A seguir, algumas dicas fornecidas pelo site oficial do Corpo de Bombeiros para prevenir tais acidentes:
– Utilize carregadores de celular apenas originais, aprovados pela ANATEL;
– Remova o aparelho da tomada após carregar o celular, ainda que o carregador seja original;
– Mantenha crianças ou animais longe dos carregadores uma vez que estes funcionam como transformadores de energia. Qualquer falha nesse dispositivo pode acarretar choques elétricos;
– Em caso de incêndio não utilize elevadores comuns, busque a saída de emergência, utilizando as escadas e corredores indicados;
– Em caso de emergências ligue para o Corpo de Bombeiros Militar 193.