
Crimes violentos como homicídios, latrocínios e roubos marcam o mês de outubro mesmo antes dos primeiros 10 dias do mês. O caso mais recente foi a morte, no domingo (08/10) de João Vitor Félix, durante a tentativa de roubo da sua motocicleta. O crime aconteceu na rua Piracanjuba, no Parque João Ramalho, em Santo André. O caso se soma ao da idosa morta em São Bernardo, após ser torturada juntamente com o marido e duas filhas por criminosos que invadiram a residência da família. Além das mortes, caminhar pela rua ou ir a um supermercado se tornou uma tarefa perigosa.
No caso de Félix, a polícia informou que ainda ninguém foi preso. O rapaz, que amava motocicletas era um jovem com futuro promissor, formado no Senai, ele postava em sua rede social fotos com a sua Kawasaki 650cc. Ele também era religioso e participava de atividades da Paróquia São João Batista. Segundo a polícia quando criminosos anunciaram o assalto a vítima reagiu e entrou em luta corporal com o bandido que atirou. João Vitor Félix ainda foi socorrido, sendo levado para o Hospital de Urgências de São Bernardo, onde faleceu. A polícia apurou que vítima estava em sua moto conversando com seu tio, quando ambos foram abordados por dois homens que anunciaram o roubo. Depois da luta e de atirarem no rapaz os bandidos fugiram sem nada levar. O caso é investigado pela equipe do 6º Distrito Policial de Santo André que solicitou perícia ao local. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública diz que “as investigações prosseguem para identificar e prender os autores”.
O mês mal tinha começado e uma tragédia já abatia toda uma família de São Bernardo. A idosa Amélia Carpi Szabo, de 81 anos, foi assassinada no dia 01/10 quando a sua casa foi invadida por criminosos de madrugada. Ela, o esposo e as duas filhas foram agredidas violentamente. A idosa morreu no local e o restante da família foi hospitalizado. Os bandidos teriam fugido levado celulares e uma quantia em dinheiro. O 1° Distrito Policial da cidade investiga o caso.
Os roubos, mesmo quando não há agressão ou vítimas gravemente feridas ou mortas, causam pânico pela forma como os bandidos amedrontam e humilham as vítimas. Também no domingo, na rua Raul Pompéia, novamente em Santo André, uma família foi atacada por três bandidos armados, que tomaram celulares e levaram o carro da família. As vítimas desembarcavam do veículo, uma picape, quando foram abordados pelos três homens que usavam blusões com capuzes. O casal, com um bebê de colo não foram agredidos, mas ficaram sob a mira de uma arma de fogo enquanto os bandidos subtraiam seus pertences e fugiram com o veículo. A SSP nada informou sobre o registro desta ocorrência.
No mesmo dia, bem cedo, bandidos armados assaltaram o supermercado Oxxo que fica na rua Santo André, na Vila Assunção. Passava pouco das 7h da manhã quando os funcionários foram surpreendidos por bandidos que além de levaram bens do local ainda levaram celulares dos empregados da loja.