
A taxa de desemprego total no ABC registrou redução em setembro, passando de 11,3% em agosto para os atuais 11%, numa tendência positiva observada no comportamento de todos os setores de atividade analisados pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED ABC). Apesar disso, a taxa de empregabilidade ainda preocupa os profissionais de RH (Recursos Humanos), uma vez que não ultrapassa a margem de 70% entre os centros públicos da região.
Para a gerente de recursos humanos de Rio Grande da Serra, Leonice Pereira, apesar do maior índice de criação de vagas, ainda é rasa a formação de profissionais para que estes postos sejam ocupados. “Quando olhamos para os feirões de emprego ou ações maiores que envolvem a população que está em busca de emprego, vemos que são poucos os candidatos qualificados ou que buscam uma vaga com o cumprimento do mínimo que se é exigido”, diz.
Do total de vagas oferecidas por grandes empresas e centros públicos, Leonice diz que, em média, somente 30% acabam ocupadas por profissionais, comportamento este que se repete inclusive na Capital. “Isso pode ser visto em todo País, não só no ABC. O número de desempregados diminui em razão da grande oferta de vagas, mas o índice de interessados que compactuam com as exigências da empresa ainda é irrisório”, afirma.
A recomendação da profissional é que, ao buscar uma vaga, o candidato se preocupe com a postura ao comparecer nos centros públicos, além de estar sempre munido de documentos originais, currículo completo e demonstrar força de vontade para trabalhar. “São requisitos fundamentais e que já incluem ou retiram o interessado a uma possível candidatura”, afirma.
Muitas chances e pouca aprovação
Dos candidatos triados e encaminhados para entrevista, com possibilidade de pré-aprovação, Diadema aponta que somente 70% é selecionado, apesar do alto índice de vagas oferecidas. No ano passado foram 873 oportunidades, enquanto este ano foram 694. Além de compactuar com a vaga oferecida, a dica é manter o número de celular e e-mail sempre atualizado (e ficar atento às mensagens quando se candidatarem a uma vaga) e realizar cadastro no Emprega Diadema.
Levar sua caneta, currículos, documentos (RG, CPF, Título de Eleitor e Reservista), não mascar chiclete, não comparecer vestindo bermudas/shorts, não conversar enquanto aguarda ser chamado e não usar o celular enquanto aguarda também são recomendações do Centro Público da cidade.
Em São Bernardo foram ofertadas 3.980 vagas nos primeiros nove meses de 2022. No mesmo período deste ano foram 4.099 postos, com índice de empregabilidade que atinge média de 40%. Já Santo André registrou 2.374 vagas oferecidas em 2022, com o total de 22% de empregabilidade e 2.102 vagas este ano, com 16% de empregabilidade. Na cidade, a recomendação para ajudar o candidato a arranjar um emprego é: realizar cursos de qualificação e utilizar carteira de trabalho digital.
Outros serviços
Para além da oferta de vagas, os centros públicos do ABC ofertam outros serviços que podem interessar o candidato a uma vaga de emprego. Em São Bernardo, situada na rua Padre Lustosa, região central da cidade, a agência pública de empregos possui variedade de serviços de intermediação de vagas junto à iniciativa privada e habilitação de seguro-desemprego, bem como auxílio para elaboração de currículo.
A cidade registra ainda um pacote de cursos gratuitos de qualificação profissional em parceria com o Senac, com títulos de gastronomia a tecnologia e beleza. Entre as recomendações a candidatos, além da participação em cursos de capacitação, estão a atualização constante do currículo e indicação para conclusão dos estudos, inclusive por meio da EJA (Educação de Jovens e Adultos) a quem não finalizou o segundo grau, exigência de boa parte das vagas.
Na plataforma do Emprega Diadema existem links onde os candidatos podem ser direcionados para entidades parceiras (ETEC, FFF, SEBRAE, SENAI, SENAC) que ofertam cursos de capacitação profissional. Além disso, há dicas de formalização da MEI, Banco Povo com informações para microcréditos e serviços do Sebrae para quem quer empreender ou já empreende. Já em Santo André é possível solicitar a requisição ao seguro-desemprego.
As prefeituras de Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Caetano não responderam até o fechamento da reportagem.