
Ribeirão Pires sediou, nessa quarta e quinta-feira (18 e 19/10), o IV Fórum de Vigilância em Saúde e XIV Fórum de Vigilância Sanitária do ABC. O evento marcou o lançamento do Boletim de Vigilância em Saúde das sete cidades, que tem como intenção dar transparência a ações desenvolvidas e compartilhar experiências exitosas promovidas pelos profissionais de vigilância. Aprendizados da pandemia do coronavírus e contexto pós Covid-19 foram temas de destaque na programação.
Ribeirão Pires apresentou, no documento regional, ação conjunta entre equipes de Vigilância Sanitária, Saúde Mental e Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social.
No projeto, os profissionais fortaleceram o trabalho de fiscalização e abordagem para coibir a atuação de residências terapêuticas clandestinas. Dez unidades que funcionavam irregularmente foram interditadas e os internos encaminhados para locais que atendem a legislação e apresentam bom serviço.
Durante o XIV Fórum de Vigilância Sanitária do Grande ABC, os aprendizados no contexto pós-pandemia foram abordados na palestra “Covid-19, lições aprendidas”.