
Está em andamento e segue até sexta-feira (27/10) a eleição para a definição da nova diretoria do SinproABC (Sindicato dos Professores do ABC). As eleições acontecem em vários colégios da região, ao todo são 12 urnas, uma fixa na sede do sindicato e outras 11 itinerantes. Podem votar os professores associados e a entidade tem aproximadamente 2 mil sócios. A eleição tem chapa única e segundo a presidente Edilene Arjoni, a chapa teve 40% de renovação.
A direção da entidade sindical diz que, ao fim do segundo dia de votação, não houve problemas da parte dos professores, mas algumas dificuldades de acesso a alguns colégios que foram prontamente contornadas com o diálogo. Edilene disse que a tranquilidade do processo eleitoral se deve a transparência e a antecipação de comunicados e o cumprimento de prazos. “Não temos oposição, mesmo assim publicamos o edital com bastante antecedência, no dia 30 de junho, a convenção aconteceu em 19 de agosto e a inscrição aberta no dia 22 do mesmo mês. “Os prazos foram cumpridos com folga e o estatuto cumprido à risca. Está correndo tudo muito bem e esperamos que continue assim até sexta-feira”, disse.
“A participação por parte dos professores é muito boa, só uma ou outra escola criou alguma dificuldade, mas com a conversa direta isso foi resolvido. Na segunda-feira (23/10) com o ataque na escola do Sapopemba, na Capital, algumas escolas ficaram com receio, tivemos que explicar que éramos nós mesmos que íamos entrar, nossos mesários são conhecidos, e depois foi tudo bem”, disse Edilene.
A presidente disse que mesmo sendo uma eleição de chapa única todos os cuidados foram adotados para evitar qualquer contestação. “Nenhum membro da diretoria vai tocar nas urnas. Vamos levar para a apuração no sábado e no mesmo dia vamos publicar o resultado nas nossas redes sociais e formalizar tudo na segunda-feira (30/10)”, completa.