
Marcos dos Santos, entrou em contato com o RD para relatar um problema que os moradores de São Bernardo tem enfrentado: a queda de galhos e troncos de árvores em péssimo estado de conservação. O morador do Paulicéia passeava nas calçadas do bairro Rudge Ramos quando, de repente, viu um tronco cair no meio da rua.
Estava na calçada quando viu o tronco cair em meio da via, na rua Senador César Medeiros, atrás do colégio Metodista. “Minha sorte é que caiu no meio da rua e não na minha cabeça ou em cima de algum carro”, diz Santos ao relatar o susto e o medo de uma fatalidade ter acontecido.
Segundo ele, o Rudge não é o único bairro que enfrenta problemas como esse. Paulicéia e Riacho Grande, onde ele mora e trabalha respectivamente, também registram esses tipos de ocorrência, em razão da falta de conservação das árvores. “Em São Bernardo há muitas árvores podres ou com doença, mas a Prefeitura sequer faz um esforço para cuidar”, reclama.
Exemplo da falta de cuidado foi o acidente registrado no dia 11 de setembro, quando um galho caiu e acertou uma criança de cinco anos que estava na área do playground, na Escola Municipal de Educação Básica Lauro Gomes, localizada também no bairro Rudge Ramos. O acidente aconteceu por volta das 10h20 da manhã.
Na ocasião, a aluna Isadora Custódio – atingida pelo galho – foi socorrida pela Guarda Civil (GCM) e encaminhada para Unidade de Pronto Atendimento Rudge Ramos (UPA), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Questionada sobre o assunto, a prefeitura de São Bernardo não respondeu até o fechamento da reportagem.