
Foi prorrogada para 6 de novembro (segunda-feira), às 10h40, em Santo André, a validação da eleição do Sintetra (Sindicato dos Rodoviários do ABC), realizada em agosto deste ano. A decisão seria divulgada nesta sexta-feira (27/10), mas a juíza Mara Carvalho dos Santos Baleeiro, titular da 1ª Vara do Trabalho de Santo André, decidiu adiar a deliberação em razão da necessidade de ouvir as testemunhas presencialmente sobre o assunto.
Os representantes da chapa que saiu vitoriosa na eleição ocorrida há dois meses seguem confiantes de que o pleito permanecerá válido pela Justiça. Já a oposição acredita que o veredito será reconsiderado e o cenário pode mudar com uma nova eleição.
Entenda o caso
Uma eleição no Sintetra foi realizada em agosto sob única chapa, o que reconduziu o atual presidente do Sintetra, Leandro Mendes da Silva, ao próximo mandato, com início em abril de 2024, sob 97% dos votos válidos. Acontece que uma representação contra o pleito foi feita por um grupo de profissionais que relataram não ter tido a chance de inscrever uma chapa para concorrer à eleição, sob argumentos de falta de publicidade do edital. Na contrapartida, a atual direção do sindicato negou ter apressado o processo.