
O feriado prolongado de Finados (02 de novembro) está próximo, e muitas pessoas já planejam como vão curtir os próximos dias. Contudo, é importante atenção redobrada, uma vez que chuvas devem atingir a região e afetar as principais estradas do Brasil.
O tempo começou a mudar já nesta terça-feira (31), com máxima de 28ºC e mínima de 18ºC. Apesar do tempo abafado, fortes chuvas atingiram o ABC no fim da tarde. Nesta quarta-feira (01/11) – que é quando muitos se programam para dar pontapé nas viagens – o clima será parecido, com chuvas.
Já ao longo do final da semana, a máxima pode chegar a 30ºC e com chuvas isoladas em algumas regiões. Para sábado e domingo a previsão é de sol e tempo limpo, ideal para passeios ao ar livre ou, até mesmo, uma praia.
Baixada Santista
Se planeja descer para baixada santista, é importante frisar que no litoral paulista, o clima permanecerá parecido com o ABC. Fortes pancadas de chuva atingem a região nesta quarta-feira, quando muitos já se programam para pegar estrada. A Defesa Civil alerta, ainda, os cuidados na hora de se banhar nos dias de chuva e tempestades.
Em contato com a Ecovias, concessionária responsável pelas rodovias que integram o Sistema Anchieta-Imigrantes, que liga São Paulo à Baixada Santista, a empresa informou que mantém um sistema de monitoramento para garantir a segurança dos usuários da via.
“O monitoramento pluviométrico é feito por meio de 15 estações meteorológicas, que fornecem informações em tempo real e estão instaladas em pontos estratégicos, abrangendo principalmente o trecho de serra, mas também os trechos de planalto e litoral de nossas rodovias”.
Já o monitoramento geotécnico é feito por sensores, como o inclinômetro (sensor móvel que aponta a variação da inclinação nos intervalos de medição), o piezômetro (aparelho que determina pressões da água no solo geradas pelo lençol freático) e o extensômetro (mede a aproximação ou deslocamento entre dois pontos). Ao todo, são monitorados sete pontos estratégicos, todos em trecho de serra.
Todo cuidado é pouco
Em casa, evite ficar próximo a portas e janelas durante as tempestades. Não utilize aparelhos eletrodomésticos e os mantenha desconectados da tomada. Se estiver fora de casa, permaneça longe de árvores, galhos e raízes, também evite andar em grupos. Se possível, evite sair de casa e, caso seja muito necessário, procure um abrigo o mais rápido possível e certifique que a tempestade tenha passado antes de sair. É de suma importância também o contato com as autoridades, principalmente com a Defesa Civil de cada município, que por sua vez estão atentas aos movimentos meteorológicos e já se preparando para eventuais transtornos.