A segunda fase do projeto Santo André 500 Anos tem como sua maior base a escuta da população. Cerca de 3,5 mil pessoas, nos 15 territórios da cidade, foram ouvidas sobre as demandas para o futuro. Segundo o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda, e o coordenador da escuta, Daniel Buissa, em entrevista ao RDtv, parte do que foi apontado pelos munícipes já constava no planejamento da atual gestão.
“Foi muito interessante escutar a população, pois muitos problemas que eles pensavam para o futuro, o governo, a gestão do (prefeito) Paulo Serra já vem implementando. E também algumas outras questões que eles falavam ‘olha, precisamos que melhore tal situação aqui no nosso bairro. Precisa colocar um novo equipamento em tal área’. Nós, através do plano de metas, conseguimos identificar que muitas desses anseios que a população tem serão contempladas até o final da gestão do Paulo Serra em 2024”, explica Daniel.
As demandas já contempladas e aquelas que podem ser resolvidas em um prazo menor foram encaminhadas para cada secretaria. Algumas pastas, como a Educação, também vão completar esses dados com as pesquisas realizadas normalmente durante o ano com toda a comunidade escolar, neste caso.

A pesquisa foi realizada nos 15 territórios e de maneira presencial, principalmente utilizando das feiras livres. Mesmo com pautas que constam no atual plano de governo, a Prefeitura de Santo André recebeu outras demandas voltadas para o futuro e não quer descartar essa observação da população durante todo o período de escutas.
“De nada adiantaria nós construirmos um projeto para os próximos 30 anos. De nada adiantaria nós planejarmos a cidade para o futuro sem que nós ouvíssemos os principais interessados: a população de Santo André. Então, quanto nós olhamos para a escuta, quando nós olhamos para os resultados da escuta e quando nós olhamos, principalmente, para o volume de pessoas que foram ouvidas, nós temos dados substanciais que nos mostram qual é o caminho desejado pela população”, completa Acácio.
A expectativa da Prefeitura de Santo André é que no dia 8 de abril de 2024 seja entregue a proposta do Santo André 500 Anos. Ainda será definido o modelo exato. Entre as possibilidades está um projeto de lei. Mas a iniciativa passará por atualizações a cada 10 anos.