A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro inicia nesta quarta-feira, 29, o atendimento telefônico com atendimento 24 horas pelo número 129, telefone da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC). A população de todo o Estado poderá tirar dúvidas sobre documentação e procedimentos necessários sem precisar se deslocar até o prédio do Tribunal de Justiça. O serviço é gratuito.
Das 18h às 9h, o atendimento deverá se concentrar em casos de emergência e urgência, principalmente os relacionados a internações nas redes privada e pública de saúde e prisões. Nos sábados, domingos e feriados o funcionamento também será 24 horas. Durante o plantão, além do serviço telefônico, será mantido o atendimento presencial pelos defensores públicos no prédio do Tribunal de Justiça.
As demais informações, como funcionamento dos núcleos da Defensoria, agendamentos e consultas sobre processos continuam a ser realizadas no horário normal de funcionamento da CRC, ou seja, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 18h, através do telefone 129 ou do e-mail crc@dpge.rj.gov.br
A Central de Relacionamento com o Cidadão foi criada em 2007 e, desde outubro de 2011, o serviço 0800 foi substituído pelo número 129. Por mês, são atendidas, em média, três mil ligações. Em 2011 foram realizados mais de 34 mil atendimentos.