
Em razão do temporal que atingiu o ABC na última semana, diversas cidades do estado de São Paulo acabaram afetadas com falta de energia elétrica e abastecimento de água durante o fim de semana, o que resultou em transtornos e prejuízos, como alimentos e medicamentos estragados, e trabalhos interrompidos.
Para se ter ideia, estima-se que mais de 500 mil residências na capital e na grande São Paulo ainda sofrem com problemas de falta de energia, e segundo a Entidade Nacional de Eletricidade (ENEL) a situação será normalizada ainda nesta semana.
A professora de redação Deborah Garbez, moradora do Parque João Ramalho, em Santo André, passou o fim de semana sem internet e também sem sinal no celular. “Tinha uma pilha de provas para corrigir e a falta de energia prejudicou meu trabalho”, comenta. Garbez diz, ainda, que a falta de energia afetou diretamente no tratamento de diabete de sua avó e marido, que quase ficaram sem insulina em razão da falta de conservação do medicamento. “Tivemos que levar a insulina para ser refrigerada e conservada em outra casa, senão teria estragado o tratamento dos dois”, diz.
Em Mauá, Roberto Ramos, morador do bairro Nova Mauá, conta que os comerciantes também foram fortemente atingidos pela falta de energia elétrica e sequer foram ressarcidos pela Enel. “As câmaras frigoríficas dos açougues pararam, as carnes, frios, laticínios e até frutas precisaram ir pro lixo, tudo por conta da falta de energia para conservar tudo”, diz.
A situação no bairro Oswaldo Cruz, em São Caetano, foi normalizada no final da tarde de segunda-feira (06/11), mas foi preciso contato de diversos moradores com a Enel – concessionária de energia elétrica – para resolver a questão. O empresário Francisco Petrucy conta que durante o fim de semana acionou a empresa na tentativa de resolver a questão, mas a devolutiva foi de que a energia seria retomada caso a Prefeitura cortasse uma árvore que estaria sobre os fios. “E na contrapartida a Prefeitura respondeu dizendo que estaria cheia de serviços pra fazer, e que não teria prazo”, conta.
Foi por volta de 17h, quando a Enel enviou funcionários ao local para resolver o problema que se alastrava desde sexta-feira, ou seja, mais de 72h sem energia. Francisco tem um restaurante na região e por conta da queda de energia, ele ficou impossibilitado de trabalhar “Nosso restaurante permaneceu fechado, desde sexta-feira”.
Margarete Suzano Di Cicco, que também mora no bairro, ressaltou a dificuldade de entrar em contato com a empresa. “Entraram em contato com o Procon, fizemos mutirão reivindicando atendimento, mas cada hora falavam uma coisa”, relata. Di Cicco também contou sobre os prejuízos que teve em razão da falta de energia elétrica. “No meu caso perdi muita comida: carnes e massas principalmente, porque não daria para consumir”, conta ao citar, ainda, que sua máquina de lavar também deu algum curto, pois começou a funcionar de forma lenta.
Para solicitar a indenização por danos elétricos, é possível entrar em contato através do aplicativo Enel São Paulo, site www.enel.com.br, pelo telefone 0800 72 72 120 ou nas lojas de atendimento. O prazo para solicitação é de 5 anos após a provável data de ocorrência do dano elétrico no equipamento. Informações: leia mais.