
Diadema promove o lançamento do portal GeoDiadema, plataforma online que integra uma série de informações e dados geográficos oficiais sobre o município através de mapas interativos disponíveis para toda a população. O lançamento será nesta quinta-feira (09/11), às 19h, na Câmara Municipal de Diadema.
O GeoDiadema permite a integração de dados georeferenciados de diversas áreas do conhecimento e visa apoiar o usuário na tomada de decisão de forma segura, confiável e transparente.
O acesso à plataforma para consulta e aquisição de arquivos geográficos permite o acompanhamento dos dados de múltiplos temas em uma única aplicação. São mais de 70 camadas distribuídas entre os 17 eixos temáticos e imagens aéreas do território diademense, que podem ser visualizados num mapa digital, tais como: equipamentos públicos, – incluindo escolas, quadras esportivas, UBS, CRAS, delegacias, entre outros, além de informações sobre demografia, território, segurança pública, hortas e feiras livres, infraestrutura urbana, habitação, sistema viário, mobilidade e transporte, topografia, meio ambiente, legislação e muito mais.
A plataforma GeoDiadema está organizada em duas partes: site e mapas interativos. No site, é possível acessar informações sobre plano diretor, metadados e downloads, sumário de dados, mapa interativo, manual do usuário e pesquisa de satisfação. Já nos mapas interativos, o usuário pode manipular e visualizar os dados georeferenciados, consultar informações e tabelas, realizar distintas análises, salvar e/ou imprimir mapas, dentre outras funcionalidades.
Por meio da geotecnologia, tornou-se possível executar combinações de mapas, textos, tabelas, gráficos e animação com o propósito de melhorar a comunicação e a disseminação de dados unificados. Assim, o grande volume de dados e informações disponíveis na administração municipal, quando adotados de modo integrado, dão contexto e propósito às informações, mobilizam pessoas, organizam processos e tecnologias com a finalidade de melhor atender a administração pública e os cidadãos.