
O programa Fábrica Aberta da Unipar – líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul -, celebra em 11 de novembro seus 38 anos e, mesmo com um período de interrupção por conta da pandemia da covid-19, comemora seu sucesso com a visita de mais de 120 mil pessoas na fábrica de Cubatão, sendo cerca de 200 por mês após sua retomada em maio deste ano.
Referência no turismo industrial, o Fábrica Aberta desperta a curiosidade dos mais diversos perfis de visitantes. Desde o retorno do programa já passaram pela fábrica grupos de moradores da cidade; estudantes de nível médio, técnico e superior de Amparo, Bertioga, Campinas, Cubatão, Diadema, Embu das Artes, Guarujá, Praia Grande, Santos, Santo André, São Bernardo, São Francisco do Sul (SC), São Paulo, São Vicente e Suzano; turmas de empresas clientes e fornecedoras da Unipar; além dos finalistas do Estado de São Paulo na Olímpiada Brasileira de Química.
“Estamos muito felizes com os resultados do Fábrica Aberta e por celebrar esta data marcante na unidade de Cubatão e no programa como um todo. Sabemos do potencial da iniciativa, como ela contribui para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos e, como está totalmente alinhada ao nosso objetivo de ser um agente de transformação para um mundo mais sustentável. O Fábrica Aberta reforça o propósito da Unipar de ser confiável em todas as suas relações. Por meio dele, mantemos nossa relação de transparência com nossos visitantes e a comunidade em geral, mostrando nossa produção em harmonia com o meio ambiente”, define Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.
Aos interessados em conhecer as unidades da Unipar, basta agendar pelo site e participar de uma visita guiada na fábrica da Unipar em Cubatão (SP), Santo André (SP), no Brasil, ou até em Bahía Blanca, na Argentina. A ação é coordenada por monitores especializados e conta também com um time de colaboradores aposentados da Unipar que explicam com propriedade o processo de produção das fábricas.
Histórico
Idealizado em Cubatão em meados dos anos 80, o programa é pioneiro no turismo industrial e foi parte importante da estratégia da cidade, que iniciou uma ação ambiciosa com resultados que mudaram a percepção sobre a região. No momento em que o setor tentava entender como se relacionar melhor com o ambiente e a sociedade, a Unipar inovou e criou o Fábrica Aberta para mostrar que era possível produzir em harmonia com o meio ambiente. Atualmente a companhia é referência em sustentabilidade, investindo em dezenas de projetos que visam promover acesso ao saneamento e o desenvolvimento humano.
Dados relevantes
Total de visitantes em Cubatão desde do início do programa: 120.734 visitantes
Total de visitantes em Cubatão após a retomada em 2023: 1.234 visitantes
Total de grupos de visitantes em Cubatão desde a retomada: 56 grupos
Média mensal de visitas: 09 grupos por mês
Média mensal de visitantes: 205 visitantes por mês