
Desde março de 2020 os moradores de Diadema que precisam resolver questões junto ao INSS, precisam agendar atendimento em agências fora da cidade. Na quarta-feira (08/11) o prefeito José de Filippi Júnior (PT) esteve na gerência executiva do instituto, em Santo André, e conversou com a superintendente Dulce Marin, com o objetivo de buscar uma solução. O petista espera reinaugurar a agência até abril.
O posto que funcionava na cidade desde 1995 fechou durante a pandemia e não reabriu mais. O órgão federal alegou que o imóvel, cedido pela prefeitura não estava mais adequado ao atendimento, desde o ano passado a prefeitura tenta solucionar o problema oferecendo locais para a instalação, mas não houve avanço no governo Jair Bolsonaro, o que se pretende mudar agora.
Após a reunião a gerência executiva do INSS no ABC divulgou nota em que confirma a retomada das tratativas com Diadema “para possível reinstalação da agência do INSS na cidade. A prefeitura apresentou imóveis para cessão e que serão avaliados pelo Instituto”. O INSS diz não ter um levantamento sobre quantos beneficiários da cidade demandam atendimento em outras unidades da Previdência. “Destacamos, no entanto, que atualmente, muitos serviços do INSS são solicitados e resolvidos pelos canais remotos (telefone 135, site gov.br/meuinss ou aplicativo Meu INSS para celular), sem que a pessoa precise comparecer na unidade do INSS”, diz a nota.
Do encontro nesta quarta-feira (08/11) e contou também com a participação do secretário de Governo, Deivid Couto, e de técnicos do INSS e da prefeitura. “Retomamos uma conversa iniciada há dois anos e não concluída, talvez por falta de disposição do governo anterior. Mas agora, com o presidente Lula e a política de ampliação dos serviços do INSS, acredito que a agência do Instituto vai retomar o atendimento em poucas semanas”, disse Filippi.
O secretário de Governo, Deivid Couto, disse ao RD, que está muito otimista com essa nova abertura de negociação. “Desde o ano passado estávamos em tratativas com o gerente anterior, avançamos em alguns pontos retrocedemos em outro, a relação estava muito boa, mas não avançou. Agora sentimos na postura da Dulce Marin um otimismo muito grande em torno da reabertura da agência de Diadema, existe uma vontade política do prefeito e do INSS também”, analisa.
Segundo Couto não há possibilidade de utilizar o antigo endereço da agência na avenida Antônio Piranga. Outros imóveis foram oferecidos pela prefeitura para o INSS que agora trará os técnicos para analisar. “São imóveis praticamente novos, no Centro da cidade, onde pensamos a questão do acesso, do estacionamento e também da acessibilidade destes imóveis. Eles não demandam muito investimento e esse é um ponto importante tanto para o orçamento da prefeitura quanto para o orçamento do instituto”, explica o secretário. Ainda falta definir se a prefeitura vai locar o prédio para o uso do INSS ou se o próprio instituto vai arcar com esse custo.
“Nossa meta é que a agência esteja em funcionamento entre março e abril. Sabemos que hoje o INSS trabalha muito com o MeuINSS, mas ainda temos uma demanda importante das perícias médicas e isso não tem como mudar. Por isso a cidade tem que ter essa agência”, completa Deivid Couto.
A agência foi instalada em Diadema em 1995. “Foi na minha primeira gestão, quando a prefeitura alugou o imóvel e cedeu para o INSS”, lembrou Filippi. A Prefeitura procurou o INSS em janeiro de 2021, os técnicos avaliaram positivamente dois imóveis, mas a falta do laudo técnico impediu a conclusão do processo de reabertura. Agora a conversa foi outra. “Vamos trazer os engenheiros da superintendência do INSS de São Paulo para visitar os dois imóveis e em seguida a gente vai fazer uma proposta para a prefeitura”, garantiu a gerente Dulce.