
Os Jogos Escolares de Santo André terminaram oficialmente nesta quinta-feira (9/11) com cerimônia realizada no Bristol Santo André Hotel. A competição chegou neste ano à sua 52ª edição e foi disputada entre agosto e outubro. Participaram mais de 65 escolas e um total de cerca de 7,2 mil alunos, de 8 a 17 anos.
Os estudantes competiram em 14 diferentes modalidades: atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, queimada, taekwondo, tênis de mesa, skate, vôlei e xadrez.
O colégio Singular conquistou pela sétima vez consecutiva o título, demonstrando mais uma vez sua força esportiva na revelação de novos talentos. Na segunda colocação ficou o colégio Etip, seguido do Arbos, São José e Objetivo.
A melhor escola municipal na classificação foi a Emeief Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro e a melhor colocada entre as estaduais foi a Escola Estadual Professor Rubens Moreira da Rocha. Também recebeu uma premiação especial a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), mostrando que a inclusão é um dos fatores mais importantes do esporte.
A abertura do evento foi realizada em agosto, em uma grande festa no Ginásio Lais Elena Aranha da Silva, dentro do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia. O evento contou com casa cheia, apresentações de música e dança, e a participação de diversos alunos e professores.
Os Jogos Escolares 2023 percorreram diversas praças esportivas, como a sede da Assajea (Associação de Amigos do Jardim do Estádio e Adjacências), Associação dos Servidores do Semasa, Clube Atlético Aramaçan, Lírios de Ouro, Faculdade Medicina do ABC, Primeiro de Maio Futebol Clube, Sesi e Sociedade Amigos do Bairro Cidade São Jorge.