
Aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS podem consultar a taxa de juros do empréstimo consignado cobrada por instituições financeiras pelo aplicativo ou site Meu INSS.
Atualmente, o teto dos juros para empréstimo consignado está em 1,84% ao mês. Para o cartão de crédito consignado e o cartão de benefício, a taxa passou de 2,83% para 2,73% ao mês.
Para conferir as taxas e escolher a que melhor cabe no orçamento, o interessado pode acessar o Meu INSS, no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celular. Não é necessário ter login e senha.
Na parte de baixo da tela, é preciso clicar em “Taxas de empréstimo consignado”. Em seguida, será aberta uma aba com a relação dos bancos e os respectivos juros de empréstimo.
Ao lado, estão relacionadas as taxas para as modalidades de cartão de crédito consignado (RMC) e para utilização do cartão consignado de benefício (RCC), mas elas só aparecem quando a instituição oferece esse tipo de crédito.
Dicas antes de contratar o crédito
Ao contratar um crédito consignado, é fundamental adotar algumas precauções para não cair em armadilhas. Como o pagamento sai direto do benefício, é preciso alguns cuidados:
- Avalie sua situação financeira e decida o prazo para pagamento que cabe no bolso.
- Busque informações sobre a instituição financeira e pesquise as taxas antes de contratar o empréstimo.
- Não assine o contrato sem ler e lembre-se de que o empréstimo não pode ser contratado por telefone.
- Não pague nada antecipadamente. Para fazer simulações ou garantir a contratação, não é preciso pagar nenhum valor. Essa cobrança antecipada é proibida.
- Cautela nas ligações. Cuidado com as abordagens da financeiras, sobretudo pelo celular, oferecendo o consignado. Elas enfatizam o valor a ser liberado, mas não dão ênfase nos juros cobrados e sempre dizem que a parcela a descontar é pequena e suave.