
O Consórcio Intermunicipal ABC e a Universidade Federal do ABC (UFABC) reforçam a discussão sobre o planejamento metropolitano, incluindo a necessidade de avançar em temas como gestão de serviços públicos e governança. A entidade regional e a instituição de ensino trabalham na organização de um evento em dezembro para aprofundar o tema. O objetivo é destacar como a retomada da agenda metropolitana é fundamental para resolver problemas e desafios que precisam da articulação entre o Governo do Estado e os municípios.
Para tratar da organização do encontro, o secretário-executivo da entidade regional, Mário Reali, e o diretor de Programas e Projetos, João Ricardo Guimarães Caetano, receberam o professor Jeroen Klink, do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS-UFABC). O secretário-executivo do Consórcio ABC ressalta que o evento apresenta ao governo do Estado propostas para melhorar a estrutura de governança.
No segundo semestre deste ano, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo retomou suas atividades, após quase quatro anos. A reativação ocorreu após uma série de encontros promovidos neste ano pelo Consórcio ABC com representantes do Governo do Estado e da Prefeitura da Capital.
O Conselho de Desenvolvimento reúne os 39 municípios da Grande São Paulo com o objetivo formular e articular políticas públicas para o desenvolvimento de toda a região metropolitana.