
Dia 27 de novembro marca a mobilização nacional em prol do combate à doença. A data foi estipulada por meio da Portaria do Ministério da Saúde MS/GM nº 707/ 1988, com objetivo de alertar e estimular a prevenção do câncer. Na ocasião, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) destaca os cuidados necessários para evitar a doença e, em alguns casos, promover o diagnóstico precoce do câncer de boca, para o qual estimam-se 15,1 mil novos casos por ano, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres (para cada ano do triênio 2020 2022).
Além disso, os registros mostram 6.338 mortes, por ano, relacionadas a esse câncer, sendo 4.878 homens e 1.460 mulheres (2021 – Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM).
O cirurgião-dentista e membro da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do Crosp, Denis Zangrando, esclarece que o câncer bucal é uma condição séria que pode afetar lábios, língua, gengivas e outras partes da cavidade oral.
Denis observa que a prevenção desempenha um papel crucial na redução do risco de desenvolver essa doença. Segundo ele, a maneira mais eficaz para prevenir esse tipo de câncer é promover a saúde da boca. O cirurgião-dentista destaca algumas medidas preventivas como evitar fatores de risco como tabagismo, adotar uma dieta saudável rica em frutas e vegetais, realizar o autoexame e praticar a conscientização.