
A Fundação Santo André (FSA) assinou termo de cooperação com a Prefeitura de Santo André para revitalizar espaços públicos da cidade, tornando-os mais humanos e democráticos a todos os cidadãos do município andreense.
Como parte desta colaboração, o Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo da FSA, composto por alunos e supervisionado pelos professores, trabalha em diversas frentes com o objetivo de tirar o protagonismo dos automóveis nas ruas, tornando as vias igualitárias e democráticas para outros modais, pedestres, pessoas com mobilidade reduzida, deficientes visuais e auditivos, entre outros.
No mês passado, o projeto desenvolvido pelos estudantes da FSA para a reurbanização do perigoso cruzamento entre as ruas Carijós e Hortênsias, na Vila Linda, foi aprovado pela Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Santo André. O local presencia há bastante tempo diversos acidentes pela má sinalização e adequação aos usuários, pedestres, moradores e motoristas. No último dia 16 de novembro deste ano houve uma colisão grave entre uma motocicleta e uma caminhonete que deixou feridos.
Os estudantes de arquitetura propuseram a ampliação das faixas de pedestres, redução da largura do leito carroçável, inserção de pinturas lúdicas, diminuição das vagas no meio fio, mão única ao redor da praça, redução dos movimentos/conversões veiculares junto ao cruzamento, aproveitamento da praça e da ampliação das calçadas para uso público de lazer, ginástica e espaço pet. As transformações tornarão o espaço um facilitador da convivência igualitária dos diversos públicos. Participaram do projeto estudantes do 2º ao 10º semestre sob coordenação dos Professores Rosângela Varlesi e Enrique Staschower.