A previsão do tempo no ABC para esta semana é de dias ensolarados, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). E o clima acende alerta imediato quanto aos equipamentos ligados à tomada que podem queimar. Ao RDtv, o engenheiro eletricista do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Edval Delbone, alerta sobre a necessidade de conferir e desligar os aparelhos que estiverem ligados à tomada nos dias de tempestade e orienta quanto aos riscos.
Segundo o especialista, em dias de tempestades, os raios caem diretamente na rede elétrica, e através da fiação entram na residência. “Assim os aparelhos conectados nas tomadas podem ser danificados com essa descarga elétrica”, diz ao citar que isso vale para computadores, notebooks, televisão, videogames, telefones a fio e celulares ligados à tomada. O engenheiro diz, ainda, que para os aparelhos de carga robusta, como geladeiras, máquinas de lavar roupa e louça, não há necessidade de retirar da tomada.
Delbone recomenda ficar longe e evitar utilizar os aparelhos que estiverem carregando. Isso porque em uma eventual descarga elétrica, a pessoa pode vir a óbito. “Todo aparelho conectado à tomada tem chance de se ser atingido por uma descarga. Então recomendamos que fiquem longe e não usem aparelhos eletrônicos ligados a uma tomada nos temporais”, sugere

Computador, notebook e fone de ouvido
Para quem trabalha em casa ou em escritório, a dica é checar o material do computador e do notebook e, se a estrutura for de plástico, não há com o que se preocupar, mas a pessoa deve se atentar em retirar os fones de ouvido.
“Mesmo sendo uma estrutura de plástico, a pessoa pode levar uma descarga, em razão dessa descarga elétrica no fone de ouvido”. Porém se é feito de metal, o professor recomenda dobrar a atenção. “Computadores ou notebooks feitos de metal precisam ser retirados da tomada em tempestades”. O ideal é a pessoa esperar o aparelho carregar, longe do equipamento, para depois usá-lo novamente.
Maior economia
No calor, é comum as pessoas regularem os aparelhos para temperaturas mais frias, como ocorre com a geladeira e o ar-condicionado. Na visão do engenheiro, este é um erro cometido pelas pessoas que querem economizar na conta de luz em épocas de sol intenso.
“Regular os aparelhos em temperaturas mais frias faz com que eles consumam mais energia, isso porque é exigido mais do descompressor do aparelho, aumentando o valor da conta de energia”. A recomendação de Delbone é não abaixar muito a temperatura e, para o ar-condicionado, 23º a 24º graus é o ideal. Outro ponto abordado pelo professor é evitar abrir a porta da geladeira a todo o instante, pois esse hábito aumenta o consumo de energia.
Dispositivo Protetor contra Surtos (DPS)
Uma solução para diminuir os danos causados pelas descargas elétricas dos raios é a instalação do DPS, um para raio que desvia a tensão elétrica para a terra. De acordo com Delbone, a instalação deste dispositivo evita 99% das descargas elétricas chegarem a residência. “Esse aparelho tem a função de proteger o quadro elétrico da casa contra as descargas”, acrescenta o especialista. Um DPS custa, em média, R$ 100.