
Diadema promoveu a cerimônia de formatura do programa Adolescente Aprendiz na noite desta segunda-feira, 4 de dezembro, no Clube Municipal Mané Garrincha, no bairro Piraporinha. Cerca de 800 adolescentes de todo o município se formaram, uma vez que o programa atua de modo descentralizado, com 19 núcleos distribuídos nas regiões da cidade.
O evento contou com cerca de 3 mil pessoas, incluindo as famílias dos participantes, também presentes.
Os inscritos no programa recebem duas modalidades de bolsas. Os adolescentes de 14 e 15 anos recebem a bolsa ‘Primeiros Passos’, no valor de R$ 150. Já os jovens de 16 e 17 anos recebem a bolsa ‘Travessia’, no valor de R$ 300.
Além disso, no contraturno escolar, os beneficiados pelas bolsas têm contato com amplas vivências e formações que se relacionam a alguns eixos temáticos: Participação Social, quando são convidados refletir sobre cidadania e protagonismo juvenil; Preparação para o Mundo do Trabalho; Mentoria, no qual os adolescentes visitam empresas e passam por mentorias de profissionais de diversas áreas, que fazem a interlocução dos jovens com o mundo do trabalho; Esporte e Cultura; Projetos Comunitários, em que os participantes aplicam os conhecimentos obtidos no programa de forma prática, multiplicando e devolvendo esse conhecimento para a comunidade na forma de projetos sociais; e Educação Étnico-Racial. A capacitação dura de março a novembro.