
Por Elaine Matsuda
A primeira edição do Prêmio Criação SUS, categoria Atenção Especializada, representa o reconhecimento de que o SUS de Santo André é capaz de produzir práticas inovadoras que melhoraram a qualidade da assistência prestada aos seus usuários no tratamento e na prevenção. Foram inscritos cerca de 400 projetos em cinco áreas, e ter ficado entre os três mais relevantes no País muito nos alegra, e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Poderemos compartilhar a nossa experiência na incansável busca pelo fim da epidemia.
Santo André é protagonista! Reuniu os resultados de nossa experiência nos últimos 10 anos no Centro Médico de Especialidades, assistência, ensino e pesquisa, referência em infectologia, inaugurado em dezembro de 2018 (antigo ARMI).
A premiação teve o objetivo de incentivar a sistematização de tecnologias e práticas inovadoras, que contribuam com o fortalecimento e desenvolvimento do SUS. Fez o nosso trabalho ser valorizado pela gestão, com projetos do SUS para o SUS e não de cunho pessoal.
As pesquisas nos colocaram na vanguarda do cuidado, nossas inciativas percursoras no Brasil, baseadas no conhecimento científico, de tratamento rápido e desintensificação do tratamento. Elas foram, recentemente, adotadas como políticas públicas no enfrentamento à epidemia. Com o tratamento rápido, no máximo, em uma semana após a admissão no serviço, prevenimos novas infecções, pois, o indivíduo controla o vírus e deixa de transmitir (Indetectável=Intransmissível).
Ao desintensificar, prevenimos a toxicidade adotando a terapia dupla, menos remédio, com manutenção do controle viral. Melhoramos a adesão dos pacientes ao tratamento, com mensagens por aplicativo de mensagem: “Está tudo bem? percebi que você já devia ter pego remédio”
A parceria com o Instituto Adolfo Lutz, capitaneada pelo prof. dr. Luís Fernando de Macedo Brígido, impulsionou o Núcleo de Pesquisa do Ambulatório de Infectologia, no qual projetos foram selecionados em editais da Fapesp e do CNPq, disponibilizaram recursos financeiros externos, cruciais para o desenvolvimento das pesquisas, e na oferta aos nossos usuários de ferramentas que não fazem parte da rotina do SUS. Espero que esta premiação aumente ainda mais o apoio dos gestores.