Com oito anos de história, o Instituto Visão Solidária, chega com sua primeira franquia de óticas na região, mais precisamente em Santo André. Em entrevista ao RD Momento Econômico, nesta quarta-feira (06/12), o fundador e diretor executivo da empresa, Tony Cozendey, detalhou as ações do Instituto e o formato que o leva a vender armações com um valor abaixo do existente no mercado.
Tony passou pelos mais diversos cargos em outras empresas e chegou a trabalhar na indústria, o que o levou a perceber o espaço para empreender. “Quando trabalhei na indústria, no ano de 2015, eu observei que existem muitas óticas no nosso seguimento, mas faltava algo mais, faltava um negócio que pudesse comunicar com o público C e D. Eu sempre digo que o desafio de todo o negócio é criar uma comunicação com o público certo e eu percebi que tinha uma lacuna”.
A “lacuna” apontada pelo empresário era a necessidade de “democratizar” o acesso aos óculos, principalmente as armações. Segundo Tony, o Instituto Visão Solidária (IVS) conta com 2 mil modelos de armações de óculos, todas com o preço de R$ 49,99, menor do que média do mercado que está entre R$ 200 e R$ 300. A ideia é que ao conseguir vender uma armação com um valor menor, a pessoa possa investir mais em uma lente de qualidade. O que o empreendedor chama de “conscientização”.
“Nós conseguimos isso através de parcerias muito positivas com fornecedores. Vendemos a nossa ideia, mostramos que é possível levar essa acessibilidade para o nosso cliente e que do ponto de vista comercial, ainda que com margens mais espremidas (de lucro), mais estreitas, eles poderiam ganhar no ponto de vista de demanda e volume”, explica.
Após alcançar a marca de 10 unidades próprias, o IVS resolveu ampliar sua marca a partir das franquias, o que levou a loja a ter presença em 12 estados, com 40 novas unidades, entre elas, a existente em Santo André. Para ter uma franquia o valor mínimo é de R$ 160 mil para o investimento e R$ 20 mil para o capital de giro.
Com a meta de vender 60 mil óculos ainda neste ano. Tony aponta que em 2024 a intenção é chegar nas 100 mil unidades vendidas.