Principal data do ano para o comércio, o Natal de 2023 ganhou ares mais positivos para aqueles que acompanham o setor na região. O presidente da ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Pedro Cia Junior, em entrevista ao RDtv nesta segunda-feira (11/12), considera que diferente do ano passado, quando a festividade natalina foi “encurtada” pela Copa do Mundo de Futebol, neste ano haverá um espaço para um crescimento nas vendas entre 10% e 15%.
“No ano passado foi pior, pois as pessoas deixaram para comprar os presentes na última semana por causa da Copa do Mundo. Esse ano esperamos que as compras comecem um pouco antes. Já percebemos um movimento da contratação de temporários nas lojas, para atender a demanda do Natal. Acho que isso é positivo e espero que boa parte desse número de temporários seja efetivada para que possamos gerar mais empregos e mais vendas na região”, explica Pedro.
A própria Associação investiu em ações para incentivar o marketing das lojas e ensinar os lojistas sobre as vendas no mundo digital. Para o empresário, apesar da volta da circulação das pessoas após a pandemia, muitos acabam não conseguindo ter tempo para fazer todo o processo de compra presencialmente. Assim, a venda on-line vira uma opção, mesmo para aqueles que podem buscar os produtos nas lojas ao invés de esperar por algum sistema de entrega.
Outro ponto que a ACISA manteve para o Natal é a campanha “Compre em Santo André e prestigie o seu bairro”. A ideia é ampliar a cultura de compra no comércio local, algo que não só melhora os números para o Natal, mas que na visão de Pedro também já ensina as pessoas sobre como ajudar os municípios sobre suas arrecadações.
O projeto da Reforma Tributária, que segue na Câmara dos Deputados para uma nova votação, prevê que a cobrança do imposto não será mais realizada no momento da produção do produto, mas sim na venda. Quanto maior for o consumo no comércio local, maior pode ser a quantidade de tributos recolhidos pela Prefeitura.
Pedro Cia Junior também vê outro ponto para o cenário positivo nas vendas do Natal. Como as expectativas de vendas na Black Friday foram abaixo das expectativas, existe uma esperança de que as pessoas possam usar a segunda parcela do 13º salário para realizar a compra de presentes, o que acaba gerando um maior consumo neste período.