
Nesta terça-feira (12/12), a Câmara Municipal de São Caetano aprovou projeto do prefeito José Auricchio Júnior que institui o programa São Caetano Integral nas escolas municipais de Ensino Fundamental a partir de 2024.
“É uma conquista inquestionável para a Educação da cidade. Estamos deixando um legado às próximas gerações”, declarou o prefeito ao fazer a entrega do projeto de lei.
O objetivo do programa, que amplia o tempo de permanência dos estudantes no ambiente escolar, é permitir a formação integral dos alunos, sob diferentes dimensões: física, intelectual, emocional, social e cultural.
No período integral, os alunos terão oportunidade de desenvolver diferentes atividades complementares ao currículo regular.
Exemplos são oficinas de música, dança, fotografia, esportes coletivos, tênis de mesa, xadrez, tecnologia, conversação de inglês, desafios matemáticos e laboratório de ciências, entre outras opções. Os alunos deverão consultar na sua escola quais oficinas estão disponíveis.
Além disso, todas as escolas integrais de Fundamental I de São Caetano terão mais três matérias na matriz curricular, Educação Empreendedora, Convivência Ética e Linguagens Artísticas, ministradas pelos próprios professores da rede. A iniciativa traz, ainda, mais segurança alimentar às crianças, que farão mais refeições nutricionalmente equilibradas no ambiente escolar.