
Com as festas de fim de ano próximas, é comum que as pessoas invistam as saídas aos centros para comprar presentes de Natal, enquanto outras aproveitam os dias de calor para aproveitar momentos de lazer. Acontece que é preciso redobrar os cuidados com a segurança. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), ao final de 2022, foram, pelo menos, 236.145 furtos na capital.
A fim de evitar cenários de insegurança na região, Mauá lançou na última segunda-feira (11/12), a Operação Boas Festas. Na ação, que tem encerramento previsto para 15 de janeiro de 2024, o monitoramento preventivo é reforçado no eixo comercial do centro da cidade, de segunda a sábado, das 7h até às 23h.
Ao todo são 36 agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) e da PM atuando na região. Além do centro da cidade, a ação reforça o monitoramento em toda a cidade, principalmente nos eixos comerciais.
Em São Caetano, o patrulhamento da GCM com o Canil, ROTAM (Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas) e ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) foram reforçados, além do estacionamento das viaturas em locais estratégicos e do aumento das câmeras de videomonitoramento do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).
Já em Diadema, a GCM da cidade lançou a “Operação Natal Seguro” no centro comercial do município, no período de 5 de dezembro até 5 de janeiro (8h às 23h), contando com o reforço de policiamento preventivo com motocicletas, viaturas e equipes a pé. Já nos centros comerciais dos demais bairros, a GCM cobre com a “Operação Bairro Seguro”, que só no ano passado somou 1.630 horas e quase 11 mil visitas a comerciantes, por meio de policiamento comunitário de proximidade.
Ribeirão Pires, em parceria com a PM e a Polícia Civil, lançou neste mês a campanha Dezembro Mais Seguro. O número de rondas está sendo ampliado nas áreas comerciais até o fim deste ano.
Cuidados ao ir em centros comerciais
Apesar do reforço no policiamento da região, a orientação é que as pessoas também redobrem os cuidados ao acessarem os centros comerciais. Segundo o professor David Siena, docente no curso de direito da Universidade Municipal de São Caetano (USCS) e coordenador do Observatório de Segurança Pública, existe algumas maneiras das pessoas se precaverem de serem vítimas de um assalto ou furto. “O principal fator é não se distrair. É importante que quem vá nesses lugares esteja alerta com o que está ao seu redor, e que cuide dos seus pertences”, destaca.
Sena também reforça algumas práticas a serem evitadas como: uso de celular e fone de ouvido na rua, usar itens de valor como relógios e objetos valiosos, e ficar parado por muito tempo. “Os cuidados são pra todos os momentos do ano, mas nesta época em específico, é preciso redobrar”, afirma o professor.