
Dos produtos de temporada, o panetone é dos mais tradicionais nas festas de Natal e Ano Novo e, segundo pesquisa da Kantar está presente em 53% dos lares brasileiros e entre novembro de 2022 e janeiro de 2023 foram consumidas 42,5 toneladas da iguaria. Para este ano a produção já está no mercado e os preços podem variar 35% no ABC segundo levantamento de preços feito pelo RD junto a lojas físicas e virtuais e pontos de venda na região, e até 66,8% segundo levantamento que é feito pela pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e que deve ser concluído esta semana.
Se considerado um mesmo produto de uma marca popularmente conhecida, o preço variou bastante. O panetone de frutas com 400 gramas da marca Bauducco, foi encontrado no maior preço na plataforma de vendas Magazine Luiza, por R$ 24,34 (fora despesa de frete). O mesmo produto e com o mesmo peso, é anunciado no site do supermercado Club de Campo, que tem apenas unidade em Diadema, ao preço de R$ 17,90, que é o mesmo preço da versão gotas de chocolate da mesma marca. A diferença foi de 35,97%. Na pesquisa feita pela Craisa, este mesmo produto foi encontrado a R$ 17,98 e também a R$ 29,99, neste caso a diferença entre itens iguais, variou 66,8%.
O panetone Visconti de 400 gramas de chocolate foi encontrado pelo menor preço também no Club de Campo, no folheto promocional da loja que se encontra em seu site, o preço é R$ 14,90. No atacadista de doces Vaz, o mesmo produto foi encontrado a R$ 16,09 e na pesquisa Craisa o menor preço foi R$ 16,98.

A jogada dos fabricantes para não demonstrar uma alta muito expressiva dos preços foi reduzir o tamanho das embalagens, isso foi verificado ao longo dos últimos dois anos em vários produtos e os panetones não ficaram de fora dessa onda. Antes as embalagens menores eram as de 500 gramas, que agora são as de 400 gramas, embora as de meio quilo foram encontradas em algumas lojas, mas a preços bem mais elevados. Há ainda embalagens bem menores, como o panetone Parati, embalado em sachê e com 300 gramas que sai a menos de dez reais. Na rede Assaí, esse produto foi encontrado por R$ 7,79.
O panetone mais barato e encontrado num preço bem parecido nos mercados analisados pelo RD, foi o Tommy de chocolate ou frutas. Tanto no atacadista Spani como no Club de Campo o produto custava nesta terça-feira (12/12) R$ 11,90.
Artesanais
Os produtos artesanais também têm espaço nas mesas e ceias. Mais elaborados, com ingredientes que agregam valor e ainda contam com a boa imagem de produtos mais frescos, os panetones feitos pelas doceiras e também por culinaristas que geram renda com a venda destes produtos de temporada, podem ser encontrados também em diferentes tamanhos, de 100 gramas a mais de um quilo.
A diferença dos artesanais é que além de oferecerem recheios diferenciados, ainda contam com uma apresentação personalizada que, além de dar um charme especial à ceia ainda são opções de presentes. A culinarista Sheilla Vences, que este ano deixou de cozinhar na sua casa e investiu no seu primeiro ponto comercial, conta que a produção neste ano foi grande. Ela também fala sobre os preços e a variedade de tamanhos e recheios. Os mini panetones de 100 gramas ela vende a R$ 8,90.

O chocotone recheado, na nova loja da culinarista sai por R$ 69,99 e pode vir nos sabores Brigadeiro Belga, Doce de Leite, Leite Ninho, e Dois Amores. O produto vem em saco para presente com laço. Segundo a empresária, o preço é o mesmo do ano passado. Em outros produtos por causa do aumento de algumas materias primas não foi possível manter o preço, mas o repasse dos aumentos não foi integral. “Esse ano eu tive um aumento nos doces mais caros, como pistache, nutella e ferrero, que aumentaram em média 30%. Eu repassei metade, porque se a gente não fizer um preço competitivo não vende”, explica a empresária.
Mas não são todos os produtos natalinos que tiveram aumento, saindo dos panetones e entrando nas sobremesas, os preços se mantiveram porque a matéria prima, como o leite condensado manteve seu preço. “As sobremesas decidi manter porque esse ano o leite condensado deu uma abaixada de preço, não muito, mas melhorou. Minha estratégia para conseguir clientes é manter alguns preços, como tenho loja agora, aaposta é manter promoções para os clientes que se anteciparam nas compras. A saída dos doces está mais em alta esse ano”, completa Sheilla.