ABC - terça-feira , 22 de abril de 2025

Jardim sensorial em colégio resgata contato das crianças com a natureza

A partir de fevereiro, alunos do Colégio São José, em Santo André, contarão com jardim sensorial. Trata-se de um espaço de 900m², anexado ao colégio, onde os alunos poderão explorar, brincar, estudar, descobrir e interagir ao participar do processo de plantio, colheita, desenvolvimento e manutenção das espécies para resgatar a importância do contato direto com a natureza durante a infância e a adolescência.

Novo jardim também incentiva o convívio entre alunos de diversas idades fora da sala de aula (Foto: RDtv)

Em entrevista ao RDtv, a diretora do Colégio São José, Ana Carolina Gomes, comenta que o novo espaço é um resultado de um olhar cuidadoso do colégio para reforçar a convivência em grupo, além de incentivar os alunos a interagirem com a natureza.

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“Hoje em dia, temos as chamadas ‘crianças de apartamento’, que não vivem brincando na rua ou no quintal de casa como antigamente, e isso fez com que elas perdessem completamente o contato direto com os elementos da natureza. O jardim é uma possibilidade para que os nossos alunos, do ensino fundamental ao ensino médio, tenham um espaço diferente para estudar, mas também para sair do mundo tecnológico de hoje”, diz.

Jardim também contará com espaço para apresentações ao ar livre

A diretora do Escritório DecorArquitetura – Arquitetura para Escolas e uma das responsáveis pelo projeto do jardim, Luciana Corrêa, destaca que o espaço conta com espaços projetados para trabalhar os cinco sentidos, além de área para estudos e exploração, arena para debates e assembleias, jardins, área compostagem, minhocário, horta, frutíferas, queda d’água e brinquedos.

“Incorporamos pisos em diversas texturas, nas flores e plantas, no contato com a água em dias frios e quentes para que eles possam explorar o tato, um espaço para plantio para que as crianças possam provar as hortaliças e frutas produzidas no local”, explica ao citar que todo jardim é feito para que os alunos fiquem descalços e aproveitem o contato direto com a grama e a natureza.

Ana Carolina reforça que outro grande objetivo do jardim é integrá-lo nas aulas diárias e adaptá-lo a grade curricular. “Sabemos que os alunos não aprendem apenas dentro das salas de aula, então porque não ensiná-los em contato com a natureza, ou contar uma história ao ar livre ou até dar uma aula de matemática utilizando os atributos do jardim? Entendemos também que o aprendizado fora da sala de aula pode ser até mais proveitoso, como em uma leitura por exemplo”, expõe a diretora do colégio.

Luciana ressalta, ainda, que diversas escolas tem adotado jardins sensoriais ou espaços verdes dentro do ambiente escolar, por conta da demanda feita pelos pais após a pandemia. “Muitos pais perceberam como os filhos passavam o dia todo dentro de uma sala de aula, muitas vezes sem nem tomar um sol. Cumprir com esse papel de proporcionar ensinamento fora da sala de aula é um novo diferencial nas escolas e, depois da pandemia, os responsáveis e as crianças buscam por lugares que possibilitam essas experiências como a que o Colégio São José está criando com o jardim sensorial”, finaliza. Veja a entrevista completa !

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