A partir de fevereiro, alunos do Colégio São José, em Santo André, contarão com jardim sensorial. Trata-se de um espaço de 900m², anexado ao colégio, onde os alunos poderão explorar, brincar, estudar, descobrir e interagir ao participar do processo de plantio, colheita, desenvolvimento e manutenção das espécies para resgatar a importância do contato direto com a natureza durante a infância e a adolescência.

Em entrevista ao RDtv, a diretora do Colégio São José, Ana Carolina Gomes, comenta que o novo espaço é um resultado de um olhar cuidadoso do colégio para reforçar a convivência em grupo, além de incentivar os alunos a interagirem com a natureza.
“Hoje em dia, temos as chamadas ‘crianças de apartamento’, que não vivem brincando na rua ou no quintal de casa como antigamente, e isso fez com que elas perdessem completamente o contato direto com os elementos da natureza. O jardim é uma possibilidade para que os nossos alunos, do ensino fundamental ao ensino médio, tenham um espaço diferente para estudar, mas também para sair do mundo tecnológico de hoje”, diz.

A diretora do Escritório DecorArquitetura – Arquitetura para Escolas e uma das responsáveis pelo projeto do jardim, Luciana Corrêa, destaca que o espaço conta com espaços projetados para trabalhar os cinco sentidos, além de área para estudos e exploração, arena para debates e assembleias, jardins, área compostagem, minhocário, horta, frutíferas, queda d’água e brinquedos.
“Incorporamos pisos em diversas texturas, nas flores e plantas, no contato com a água em dias frios e quentes para que eles possam explorar o tato, um espaço para plantio para que as crianças possam provar as hortaliças e frutas produzidas no local”, explica ao citar que todo jardim é feito para que os alunos fiquem descalços e aproveitem o contato direto com a grama e a natureza.
Ana Carolina reforça que outro grande objetivo do jardim é integrá-lo nas aulas diárias e adaptá-lo a grade curricular. “Sabemos que os alunos não aprendem apenas dentro das salas de aula, então porque não ensiná-los em contato com a natureza, ou contar uma história ao ar livre ou até dar uma aula de matemática utilizando os atributos do jardim? Entendemos também que o aprendizado fora da sala de aula pode ser até mais proveitoso, como em uma leitura por exemplo”, expõe a diretora do colégio.
Luciana ressalta, ainda, que diversas escolas tem adotado jardins sensoriais ou espaços verdes dentro do ambiente escolar, por conta da demanda feita pelos pais após a pandemia. “Muitos pais perceberam como os filhos passavam o dia todo dentro de uma sala de aula, muitas vezes sem nem tomar um sol. Cumprir com esse papel de proporcionar ensinamento fora da sala de aula é um novo diferencial nas escolas e, depois da pandemia, os responsáveis e as crianças buscam por lugares que possibilitam essas experiências como a que o Colégio São José está criando com o jardim sensorial”, finaliza. Veja a entrevista completa !