
No ABC, as ações sociais para o Natal englobam jogos beneficentes, festas solidárias e a entrega de sacolinhas de presentes para crianças carentes, num forte trabalho realizado por voluntários. Mas nesta sexta-feira (15/12) o RD verificou que vários grupos ainda precisam de ajuda financeira ou de material para completar as sacolinhas, que serão entregues neste fim de semana para as crianças.
Na 8ª edição do Natal Solidário, o grupo Fazer o Bem sem Olhar a Quem, comandado por Alexandre Gil Pereira e Lucilene Sampaio de Souza, em São Bernardo, presenteia 400 crianças neste sábado (16/12), na Emeb Florestan Fernandes (rua Caminho da Educação, 330, Vila Ferreira, São Bernardo).
Cada criança irá receber uma sacolinha com roupa, calçado e brinquedo novos para celebrar o Natal. “Nossa ajuda vem de pessoas físicas que abraçaram nossa ação e juntos sempre fazemos ações pontuais e o Natal Solidário é uma das nossas maiores festas. Arrumamos padrinhos para cada uma das crianças cadastradas e, dependendo do que esse padrinho queira e possa doar, a sacolinha pode incluir produtos de higiene, panetone ou doces”, conta Alexandre.
Mas para a ação deste ano, os organizadores afirmam que cinco crianças ainda não foram apadrinhadas. Para montar as sacolinhas completas são necessários R$ 150, que podem ser doados via pix pela chave luxandesampaio@gmail.com.
Faltam 80 sacolinhas em Diadema
Em Diadema, Willmerson Ramos Ribeiro Martiniano Junior e a avó Maria José Martins Ribeiro realizam todos os anos uma grande festa para presentear as crianças da comunidade da Mata Virgem, na divisa com São Paulo. A festa já está na 27ª edição e neste ano 394 crianças de até sete anos serão presenteadas neste sábado, em um evento na Estrada da Água Santa, na Mata Virgem. “Infelizmente nem todos os padrinhos entregaram as sacolinhas deste ano e 80 crianças ainda não têm seu presente, então estamos recebendo doações via pix pela chave CPF 021.619.718-08. Como é um festa que começa a ser preparada em agosto, queríamos que as sacolas já estivessem prontas, mas ainda precisamos de ajuda”, reforça Willmerson.
Ação em Santo André precisa de pão e salsicha

Neste domingo (17), das 10h às 14h, a Associação Amigo que Faz realiza a 25a. edição de sua Festa de Natal, com entrega de sacolinhas para 1,4 mil crianças de comunidades, em Santo André, como AABB, Missionários, Santa Cristina, Por do Sol, Eucalipto, Morro da Kibon, Cidade são Jorge, Parque Miami, Cruzado, Jardim Cristiane, Comunidade do amor, Toledana, Ocupação Eloá, Sacadura Cabral e Renascer.
Regina Navarro, uma das responsáveis pela associação, conta ao RD que as sacolinhas estão prontas, mas o projeto ainda precisa de ajuda para comprar os últimos detalhes para a festa. “Todos os anos fazemos uma grande festa em que preparamos panetones, bolos, bolachas, frutas, iogurte e cachorro quente e, nesse momento, ainda não temos todo o pão e a salsicha necessário para todos que vão participar. Então estamos aceitando doações pelo pix CNPJ: 50.378.642/0001-05”, ressalta Regina.
Jogo beneficente em São Bernardo
No sábado, os amigos do Bruno, Pelé e Arruda enfrentam os amigos do Teia, Andrew e Eder em um jogo beneficente para arrecadar alimentos para a Associação São Luiz, órgão auxiliar de amparo à criança, em São Bernardo. O jogo acontece no campo de futebol Jd. Lavínia, localizado na avenida Capitão Casa, 1.500, às 17h. Interessados em ajudar podem levar 1kg de alimento não perecível que será entregue a Associação e utilizado diariamente pelas crianças do orfanato.
Sacolinhas em Santo André
Desde 2022, Gabriela Mousse conta com a ajuda de uma série de fãs do cantor Raul Seixas, espalhados pelo Brasil, para montar sacolinhas com roupa, sapato, guloseimas e brinquedos para crianças carentes pelo Estado. Esse ano, a ação será realizada neste domingo às 9h, e contemplará 120 crianças na rua Tatuaçu, 10, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André . “Para aqueles que queiram ajudar, aceitamos as sacolinhas já prontas, mas também aceitamos doações de dinheiro via pix (chave gabriela.mousse@gmail.com) para complementar as sacolinhas e trazer alegria para as crianças, como já fizemos em locais, como a Cracolândia em São Paulo”, destaca.
Cartas para o Papai Noel
Padrinhos e madrinhas que já haviam adotado cartas da campanha Papai Noel dos Correios devem se atentar ao prazo da entrega dos presentes: dia 20 de dezembro. A maioria das cartas já adotadas, um total de 12.146, contempla alunos de escolas públicas e os presentes precisam ser entregues antes do fim do ano letivo. Os Correios irão receber até o dia 20 de dezembro nas agências brinquedos, como slime, carrinhos, bolas, bonecas ou ainda camisas de time de futebol, calçados e material escolar – que são os mais pedidos entre as crianças. Essas doações de brinquedos serão direcionadas para as crianças que ainda não foram atendidas, em diversos estados brasileiros.
Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog. E para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ.