
As crianças da rede pública municipal de Diadema estão lendo cada vez mais e melhor. A afirmação, forte, é baseada em fatos: de acordo com levantamento feito pela Secretaria de Educação, o índice que mede a capacidade leitora dos estudantes do terceiro ano – e que, portanto, acabaram de se alfabetizar no ano anterior, o segundo – pulou de 68,9 %, no começo de 2023, para 92,95% ao final do terceiro trimestre.
O resultado é ainda mais impressionante quando se considera que é bem superior à meta estabelecida pela própria Prefeitura no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que era de 85% para os terceiros anos em 2023.
O PDE é um conjunto de metas, englobando diversos aspectos da aprendizagem, estabelecidas pela Secretaria de Educação, em março de 2022, para os estudantes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.
O feito dos terceiros anos em 2023 não é um caso isolado na rede de Diadema. Entre os quartos anos das escolas do município, a capacidade leitora evoluiu de 62,3%, no início do ano, para 98,95%, uma alta significativa e bem acima da meta do PDE, de 85%. Já entre os quintos anos, os estudantes da mesma forma tiveram um bom desenvolvimento na leitura: de 76,1%, no começo do ano, para 98%, também acima da meta do PDE, que era de 95% para 2023.
Um dos programas voltados ao incentivo à leitura em Diadema é o Leiturando, no qual estudantes levam livros para casa, em sacolas criadas especialmente para esse fim, para realizar leituras em família aos finais de semana. Por meio do programa, em 2023 foram adquiridos 80 mil livros para todos os estudantes da rede municipal de Diadema.
Além de levar um livro para casa, os estudantes também participam de rodas de leitura e de contação de história com o apoio e incentivo dos professores.