
A segunda dose da vacina bivalente contra a Covid-19 foi liberada pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado no dia 8 de dezembro para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos. Até a última quarta-feira (20/12), 3.127 pessoas já tinham sido vacinadas em Santo André, sendo que 66 doses foram ministradas em munícipes que convivem com doença genética que afeta o sistema imunológico.
O imunizante está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas 34 unidades básicas de saúde da cidade, sem a necessidade de agendamento prévio. No fim de ano os equipamentos vão funcionar normalmente, com exceção dos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, quando estarão fechados em razão das festas de fim de ano. Já o ponto de drive-thru do Carrefour Pedro Américo estará fechado nos próximos dois finais de semana e retorna a operação nos dias 6 e 7 de janeiro.
Os pacientes imunocomprometidos são as pessoas com doenças crônicas ou transitórias – como HIV, câncer, doença renal crônica, dentre outras; que fazem tratamentos médicos – como quimioterapia e radioterapia; que fazem uso de medicamentos imunossupressores – como corticóides em doses altas e “mabes” (anticorpos monoclonais); e pessoas transplantadas de órgãos sólidos ou candidatas a transplantes. Independente da causa, essas pessoas estão mais vulneráveis a doenças infecciosas e têm mais risco de adoecer e de ter evolução grave que pode levar à internação por Covid-19.
Para receber o reforço é necessário ter recebido a primeira dose da bivalente há pelo menos seis meses. A primeira dose da bivalente é administrada em pacientes que tomaram a última dose convencional há pelo menos quatro meses. O munícipe deve apresentar documento com foto e que contenha o número do CPF no momento da vacinação. Se possível, apresentar o cartão com as doses anteriores contra a Covid.