
O verão começa nesta sexta-feira (22/12) e, com as altas temperaturas das últimas semanas, uma pergunta perturba muitos moradores do Estado de São Paulo: como ficará a temperatura durante essa estação? De acordo com a professora de Climatologia e Questões Ambientais Globais do Curso de Engenharia Ambiental e Urbana da UFABC (Universidade Federal do ABC), Maria Valverde, a tendência para o verão em toda a região Sudeste é que seja mais quente que o normal.
Para o RD, Maria explica que a temperatura média mensal deve ficar acima do comportamento médio em aproximadamente 1°C considerando grande parte do estado de São Paulo, segundo previsão do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). “Porém, devido a grande extensão do Estado, haverá grandes diferenças, por exemplo, se considerarmos o ABC, onde as temperaturas médias devem superar os 2,3°C em relação ao seu comportamento médio mensal, para este verão”, destaca.
A professora acrescenta ainda que por conta do Fenômeno do El Niño Forte, fenômeno de aquecimento das águas do mar do oceano Pacífico, os próximos três meses de verão devem ser de fortes chuvas, que não devem interferir nas altas temperaturas. ” Não devemos descartar a chance de chuva intensa de curto período de tempo, principalmente aquelas que provocam alagamentos e inundações assim como deslizamentos, nas cidades e bairros pouco preparados ou adaptados para receber o escoamento da água de chuva. Por isso, é importante o monitoramento constante dos sistemas atmosféricos que provocam chuva, principalmente pelos diferentes centros de gerenciamento de emergências da Defesa Civil dos municípios, que devem emitir os alertas e estar preparados para informar a população”, orienta.
Ao ser questionada sobre a razão das altas temperaturas nos últimos meses, Maria expõe que os eventos extremos mais frequentes e intensos, sejam de chuva intensa, seca extrema e ondas de calor, são resultados das Mudanças Climáticas Antrópicas. “Todos esses eventos são mais sentidos nas cidades, as quais ao serem construídas modificaram e alteraram o clima local, principalmente pela retirada da vegetação e pela impermeabilização dos solos, criando as ilhas de calor. Assim, temos dois fenômenos atuando conjuntamente, a onda de calor intensificando a intensidade da ilha de calor, o que deixa uma sensação mais extrema de desconforto térmico”, explica.
Previsão para os próximos dias
Após uma semana de altas temperaturas e tempo mais seco, as chuvas retornam, principalmente na faixa leste, região norte, Capital e região metropolitana de SP, prevê o CGE da Defesa Civil estadual (Centro de Gerenciamento de Emergência). Segundo os meteorologistas do CGE, as chuvas chegam nesta sexta (22/12) e se estendem pelo fim de semana do Feriado de Natal.
Segundo o INMET, no ABC a temperatura nesta sexta deve chegar aos 29ºC e a mínima será de 19ºC, com céu nublado e chance de pancadas de chuvas por toda a região. Já no sábado (23/12), a previsão é de céu com muitas nuvens, pancadas de chuva isoladas, máximo de 30ºC e mínima de 21ºC. Na véspera de Natal, a região ficará com céu nublado e chance de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com máxima de 29ºC e mínima de 20ºC.