
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), sempre foi um dos chefes de Executivo com a relação mais próxima do comando do Palácio dos Bandeirantes e conseguiu manter esse cenário mesmo com a chegada de Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) para o comando do Governo do Estado. Em 2023, o tucano conseguiu ser o primeiro da região que obteve investimentos estaduais. Ao mesmo tempo, aguarda a definição do cenário eleitoral para a sua sucessão.
São Bernardo acabou sendo a primeira cidade visitada por Tarcísio no ABC. Em maio, o governador visitou obras do Parque da Cidadania e anunciou R$ 150 milhões para a área da Saúde. O valor serviu para evitar demissões de funcionários e dar folego para a cidade. O chefe do Executivo paulista também visitou a cidade na inauguração do Hospital da Mulher, uma das principais obras do segundo mandato de Morando.
Com a deputada estadual Carla Morando (PSDB) como aliada de Tarcísio, Orlando conseguiu se aproximar não apenas do novo governador, mas também de alguns dos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que manteve o nome do prefeito próximo do chamado “antipetismo”.
Aliás, as críticas ao PT e o seu modelo de gestão tomaram uma parte do tempo de Orlando Morando ao longo do ano. A outra parte foram as reclamações contra a Enel. Petições, transmissões ao vivo e denúncias foram realizadas ao longo do ano. Até mesmo uma discussão durante a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Assembleia Legislativa aconteceu.
Regionalmente, o ano também marcou a saída de São Bernardo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Após o ensaio realizado no ano passado, Orlando Morando concluiu a saída da entidade com apoio de sua base na Câmara. Aliás, no Legislativo o tucano conseguiu manter o ritmo de aprovações sem qualquer tipo de problema. E no final do ano conseguiu emplacar propostas para os servidores públicos, assim terminando o ano sem alguns embates junto ao Sindicato da categoria, o Sindserv SBC.
Eleição
Ao entrar em seu último ano de mandato, Orlando fez algumas movimentações visando o próximo pleito como a aliança com alguns partidos como Progressistas e PL. Porém, não fez gestos diretos sobre possíveis nomes. O deputado federal Alex Manente (Cidadania) e o ex-deputado Marcelo Lima (PSB) estão entre os possíveis nomes para ter o apoio do atual prefeito.
Enquanto isso, na oposição, a principal movimentação foi do PT com a definição da pré-candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira. O petista também garantiu o apoio do PDT, após a saída de Jefferson Magno que migrou para o PRD (local em que será pré-candidato a prefeito).