
Algumas equipes do ABC enfrentam neste ano times de elite do futebol brasileiro, principalmente a partir do Paulistão, bem como os campeonatos brasileiros que se estendem ao longo do ano. O São Bernardo F.C., o E.C. Santo André e o Água Santa, equipe de Diadema, se preparam para a temporada 2024 com a contratação de novos reforços e também com o retorno de jogadores para somar nos elencos.
O São Bernardo F.C., que disputa o Paulistão e o Campeonato Brasileiro Série C, conta com 11 novos reforços para a temporada 2024, como os zagueiros João Ramos, Pedro Carrerette, Rafael Foster e Alan Santos, os meio-campistas Wesley Dias, Lucas Lima e Vitor Ricardo, os atacantes Matheus Martin, Jhoninha e Kayke, além de contratações no corpo técnico do clube, como Márcio Griggio e Bebeto Sauthier, ambos para completar a comissão técnica.
Márcio Zanardi, técnico da equipe, comenta sobre as expectativas do Tigre, que visa o acesso para a Série B, bem como um ótimo desempenho no Paulistão. Desde 2023, conseguiram colocar o São Bernardo em um patamar bacana. “Para esse ano, vamos trabalhar com os pés no chão, porque agora é um novo campeonato e tudo o que fizemos em 2022 e 2023 já ficou para trás. A meta agora é ter um desempenho no Paulistão melhor do que no ano passado e o acesso para a Série B, diz o técnico do Tigre.
Água Santa
Vice-campeão do Paulistão 2023, o Água Santa segue com reforços para a nova temporada e treinos na pré-temporada do Paulistão e o Campeonato Brasileiro Série D em 2024.
O Netuno conta para esta temporada com 10 novos reforços, os goleiros Ygor Vinhas e Matheus Cavichioli, o zagueiro Walber, os meio-campistas Artur, Alex Silva, Rafael Oller e Léo Sena, e os atacantes Keké, Jael, com destaque para Neilton, que já teve passagem por times como Santos, São Paulo e Internacional, e agora veste novamente a camisa da equipe de Diadema, clube na qual foi revelado.
E.C. Santo André
O Ramalhão teve uma janela de transferências movimentada, ao contratando 21 jogadores ao todo. São os goleiros Wellington Santana, Luiz Daniel e João Paulo, os zagueiros Bruno Azevedo, Luis Gustavo, Afonso e Walce, os meio-campistas Igor Fernandes, Júnior Caiçara, Edimar, Dudu Vieira, Wellington Reis, Zé Matheus, Ariel Palácio, Sousa, Felipe Ferreira, Marciel, e os atacantes Bruno Michel, Léo Passos, Cléo Silva e Richard.
O técnico Fernando Marchiori destaca como o Paulistão, campeonato que disputa Santo André neste ano, apresenta um nível de dificuldade maior em relação às outras regiões do País. Acha que é o melhor e o mais difícil campeonato regional do Brasil. “Sabemos que cada jogo é uma batalha, não tem adversário fácil, e vamos fazer por onde tudo o que estamos fazendo na pré-temporada em campo”, pontua Marchiori. Além do Paulistão, o Ramalhão disputa o Campeonato Brasileiro Série D.