
Presidente do Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral a Vítimas (Pró-Vítima), a promotora de Justiça, Celeste Leite dos Santos, está entre os co-autores do livro “Crimes Sexuais”. Lançada neste mês de janeiro, a obra é organizada pela médica e sexóloga forense Mariana Ferreira e pela delegada de Polícia Francini Ibrahin.
Celeste aborda a aplicação dos meios tecnológicos na elucidação de crimes sexuais, de delitos cibernéticos sexuais, e do estupro virtual. A promotora de Justiça foi convidada para participar da obra como especialista, ao lado de outros 27 profissionais com atuação nas áreas do Direito, da Perícia Criminal, da Psicologia e da Criminologia
O texto de Celeste provoca reflexão sobre como a tecnologia pode ser ferramenta importante na prevenção e repressão do comportamento delitivo. “O conteúdo também abre discussão sobre as novas fronteiras dos crimes sexuais no mundo digital e os desafios lançados à Polícia Civil na condução das investigações”, observa a promotora de Justiça.
Ainda de acordo com a jurista, além do enriquecimento científico para a comunidade acadêmica, “Crimes Sexuais” vai ao encontro das premissas do Pró-Vítima quanto ao fortalecimento das políticas de desenvolvimento das Ciências Vitimológicas e de Justiça por todo o País.
Além de Celeste, participam como co-autores da obra Alethea Maria Carolina Sales Bernardo; Ana Caroline de Souza Correa; Ana Claudia Pacheco; Antonio de Pádua Serafim; Ariane Lilian Melo Rodrigues; Carla Priscila Del Nero; Cecília Rodrigues Hildebrand; Daniela Pedroso; Fabiana Botelho Zapata; Fabiana Saffi; Fernanda dos Santos Ueda; Isabela Sobral; Ivana David; Jakelline Costa Barros dos Santos; Joaquim Leitão Júnior; Juliana Antunes Barros Amorim; Marcelo de Lima Lessa; Maria Celeste Cordeiro Leite dos Santos; Maria Luísa Dalla Bernardina; Osvaldo Evangelista Júnior; Patrícia Fonseca; Samira Bueno; Sandra Aparecida dos Santos; Soraya Libardi Galesi; Tristão de Carvalho; Valéria Diez Fernandes; e William Abner de Souza.
A obra está disponível na Editora Mizuno – https://www.editoramizuno.com.br/crimes-sexuais.html.