
Com a aproximação do fim das férias escolares, algumas localidades do ABC elaboram ações para contribuir com a arrecadação e doação de materiais que beneficiam principalmente crianças em situação de vulnerabilidade social.
O Shopping Metrópole, em São Bernardo, iniciou em 15 janeiro, uma campanha que promove a doação de itens escolares e em troca oferece ingressos para o cinema, sendo que a cada dois cadernos, uma mochila, estojo ou caixa de lápis, equivale a um ingresso, sendo os donativos destinados ao Instituto da Criança. As doações são feitas diretamente no Espaço do Cliente, de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h, até o dia 9 de fevereiro.
Em Santo André, a Campanha do Material Escolar deve começar na próxima semana, entre as cinco lojas solidárias que recebem as doações, e para doar, é necessário levar o item a algum desses pontos que serão divulgados. A distribuição dos materiais é realizada para pessoas em situação de vulnerabilidade por meio das 124 entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social. Ainda na cidade, o Grand Plaza arrecada itens escolares que são destinados a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), em que a doação vale como entrada solidária para a atração Hello Kitty e Amigos, que fica no empreendimento até dia 25 de janeiro, na Praça de Eventos do Boulevard.
Entre as escolas, o Colégio Singular Anglo, nos dias 22 de janeiro a 28 de fevereiro, promovem em todas as unidades da rede de ensino a arrecadação de lápis preto e de cor, giz de cera, cadernos, borrachas, mochilas e canetas, dentre outros materiais escolares novos ou seminovos. Todos os itens arrecadados são destinados a creches e orfanatos localizados no ABC e o endereço das unidades do Singular disponíveis para doação estão no site da rede.
Investimento em materiais escolares nas redes municipais
Apesar de não terem campanha ativa de arrecadação, algumas prefeituras da região se mobilizaram com investimentos na área da Educação para oferecer materiais escolares para alunos das redes municipais. Em São Caetano, o Programa Auxílio Material Escolar colabora para que 22 mil alunos possam ter um kit escolar com itens básicos. Já a Prefeitura de Mauá, que também não tem campanha de arrecadação ativa, informa que realizou a compra de uniformes escolares e está finalizando a compra de materiais para cerca de 18 mil alunos da rede municipal.