
Até o final de 2025, Diadema conta com um novo Plano Diretor Municipal para Manejo de Águas Pluviais. A verba para construção de diretrizes do sistema de drenagem da cidade veio do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
Para fazer um novo plano diretor das águas da chuva, a Prefeitura conta com recurso de R$ 6.012.394,54, com contrapartida municipal no valor R$ 634.876,20. O último plano diretor que Diadema executou foi no ano de 1972 e desde então não houve atualização das normas estabelecidas.
O termo para recebimento do recurso foi assinado no início de janeiro, deste ano, e a Secretaria de Obras já prepara processo de licitação para contratação de empresa especializada que cuidará da elaboração do plano.
Primeiro será feito um cadastro georreferenciado das redes macro e micro de todo o sistema de drenagem local, para saber o que Diadema tem de canais para escoamento das águas pluviais. Isto quer dizer que todas as galerias e córregos do município serão visitados e com mapeamento concluído, será feito o estudo para elaboração efetiva do Plano Diretor Municipal para Manejo de Águas Pluviais.