
Os mais de 11 mil passageiros que transitam pela estação Utinga da Linha 10 Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) contam agora com uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. A parada, que fica em Santo André, recebeu no último final de semana uma intervenção cultural para repaginar os muros do local. Ao todo, 11 murais compõem o trajeto de quem desembarca da estação pela saída da avenida Industrial rumo à avenida da Paz.
O projeto ‘CGG Ocupa Utinga’ foi realizado pelo Coletivo Galeria Gruta, um grupo de artistas que promove ações culturais dos mais variados formatos em centros urbanos. O curador da mostra é Ulysses Sanchez, muralista e artista plástico que idealizou o projeto ao visitar um cliente na cidade. “Quando passei por aqui e vi os muros da estação todos brancos pensei que era a oportunidade perfeita de trazer mais cor e alegria a quem passa por aqui. A arte tem esse papel, de transformar e ocupar os espaços vazios com vida”, diz.
Ao todo, onze obras inéditas foram pintadas na estação por dez artistas diferentes, todos reconhecidos nacional e internacionalmente. Os murais são compostos de técnicas e desenhos variados, como grafite, lambe-lambe e stencil. Quem passou pelo local aprovou a iniciativa, como é o caso de Pedro Assunção, de 63 anos. “Isso é a coisa mais linda de se ver. Esses artistas trabalham de bem com a vida, com vontade de trazer mais cor e alegria para nós. É algo muito bonito de se admirar”, disse.
Enquanto admirava o mural ‘Os Pensadores’, do artista Ulysses Sanchez, Leandro Fontes, fundador da McFlu Analítica, uma das apoiadoras culturais do projeto, destacou a presença que a arte tem em todos os campos da sociedade. “Acredito que tudo está ligado à arte. Os grandes pensadores, filósofos, cientistas e poetas também foram artistas. É muito importante darmos tangibilidade à história e à arte, e, principalmente, viabilizar que todos tenham acesso a isso”, enfatiza. A criadora do Coletivo Galeria Gruta e artista da mostra, Thaís Medeiros, ressaltou que esse tipo de intervenção é muito satisfatória, pois traz um envolvimento direto com o público. “Ocupar os espaços urbanos coletivos com arte é muito gratificante, pois sabemos que estamos interferindo diretamente no cotidiano das pessoas, deixando-o mais leve e colorido. Além disso, é um trabalho que traz um feedback rápido, vemos o retorno disso na cara das pessoas. Me sinto grata e honrada por poder contribuir dessa forma”.
A iniciativa teve apoio cultural da CPTM, da McFlu Analítica e da Pizzaria Radiola. Conheça os artistas e suas obras em exposição na estação Utinga:
Ulysses Sanchez
O artista tem sua base focada no cubismo e confeccionou dois murais na mostra: ‘O Ancião da Estação’ e ‘Os Pensadores’; este último retrata figuras como Isaac Newton, Marie Curie e René Descartes.
Thais Medeiros
A artista trouxe uma releitura da obra ‘A Pequena Bailarina de 14 anos’, de Edgar Degas, com aplicações em lambe-lambe e stencil. Thais utilizou ainda palavras e textos provocativos para compor a obra.
Mauro Neri
Os desenhos de Mauro são velhos conhecidos da capital paulista. Idealizador do projeto ‘Veracidade’, ele traz combinações de palavras que podem ser lidas de forma solta, e faz um convite para que os transeuntes reflitam sobre o espaço.
Deco Treco
O artista pintou o mural ‘Charlotte’, inspirado em um cachorro que conheceu em um parque. A obra tem cores mais sóbrias e um tom de humor ao retratar um dos memes mais famosos da internet em sua composição.
Paulestinos
Famosos pelos lambe lambes espalhados por toda São Paulo, os Paulestinos (mistura de paulistas com nordestinos) trouxe uma composição clássica para a mostra CGG Ocupa Utinga, reunindo um pouco de cada um de seus trabalhos realizados ao longo da carreira. O grupo também é autor de um mural exposto na estação de metrô Vila Prudente, em São Paulo.
DNinja Bichocoisa
Denise, conhecida como DNinja, trouxe aos muros da estação Utinga a figura de três pássaros coloridos e alegres. Segundo a artista, a ideia é trazer mais leveza a quem passa todos os dias pelo local.
Does 1
O artista Does 1 tem como background o uso de cores e formas em expressão fluida, sem determinar o que de fato será sua obra. Ele escolheu um conjunto de cores claras e formas diversas para preencher os muros da estação ferroviária.
Aline Ribeiro (Tuka)
Aline trouxe cores vibrantes e formas arredondadas para dar vida à estação. Sua arte dialoga com a força feminina nos espaços e na sociedade.
xGuix
O artista optou por técnicas em grafite onde retratou um peixe biônico repleto de cores fortes e destacadas. Segundo xGuix, a inspiração para o mural teve base na imigração japonesa para o Brasil.
Kuêio
O artista urbano fez uma arte provocativa, intitulada ‘Lobo em pele de coelho’. Segundo ele, a inspiração veio na noite anterior à mostra.