
Implantado entre janeiro e dezembro de 2023, o Programa Lean gerou resultados em Diadema. Isso porque a superlotação na emergência do Pronto Socorro do Hospital Municipal de Diadema (HMD) caiu 17,25%.
O Projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Hospital BP (Beneficência Portuguesa de São Paulo), por meio do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) com objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.
“São usados critérios pré-definidos para fazermos o processo de passagem do paciente pela emergência de forma clara, rápida, econômica e eficaz com melhor aproveitamento de recursos existentes e sem desperdícios. Tudo de forma segura e garantindo o atendimento e o cuidado eficiente ao paciente”, explica a diretora adjunta do HMD, Denise Pelegrin Dias Morais.
Mudanças
Nos primeiros seis meses, houve sensibilização sobre o Lean com todas as equipes do HM, estudo das ferramentas de gestão para aplicabilidade prática e mudanças de fluxo. No segundo semestre, foi feito manutenção das propostas, melhora nos processos de trabalho, contratação de novos profissionais e outras ações de aperfeiçoamento.
Embora, o prazo para a parceria tenha se encerrado, as ferramentas gerenciais e os fluxos estabelecidos durante o projeto foram mantidos e estão sendo aperfeiçoados. “Este projeto tem sua continuidade com as ações sendo realizadas com intuito de melhorarmos os indicadores de saúde. A equipe tem maturidade alcançada pelo projeto e busca com ações repetidas de conscientização de todos os trabalhadores para participação nesse processo de gestão”, finaliza Denise.