
No período de um ano – entre 2022 e 2023 -, a região registrou alta de 68,5% nas tentativas de homicídio, conforme levantamento da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado). De acordo com as estatísticas, foram 177 tentativas do crime em 2023 contra 105, em 2022, variação absoluta de 72 casos. Mauá e Santo André disparam com maior índice de ocorrências, são 23 casos a mais em cada município, entre um ano e outro.
Para se ter ideia, entre janeiro e dezembro de 2023, Mauá contabilizou 40 boletins de ocorrência registrados por tentativa de homicídio, enquanto no mesmo período de 2022 foram 17 ocorrências. Com a mesma variação de casos, Santo André contabilizou 46 ocorrências no ano passado e 23 no ano retrasado. Na sequência está Diadema, que em 2022 contabilizou 12 casos e no ano passado dobrou o número, com 24 ocorrências registradas.
Ribeirão Pires registrou menos ocorrências, foram cinco casos no ano retrasado contra 13 em 2023, variação de oito casos entre um ano e outro. Já São Bernardo teve 41 casos contabilizados no ano retrasado e outros 47 no mesmo período de 2023, enquanto São Caetano aparece ao final da listagem com quatro casos em 2022, e outros seis em 2023.
A única cidade da região a contabilizar queda no índice desta modalidade foi Rio Grande da Serra, que de três casos registrados em 2022, baixou para uma ocorrência no ano passado.

Caso em São Bernardo
Nesta semana, a polícia prendeu um dos envolvidos na tentativa de homicídio contra um bombeiro, em São Bernardo. O ataque ocorreu enquanto o policial, que estava de folga, pilotava sua motocicleta com a esposa na garupa, sendo surpreendido por assaltantes que ocupavam duas motocicletas.
No confronto, o policial foi atingido no abdômen, mas não conseguiu reagir e acertar um dos agressores. Os criminosos fugiram sem concluir o roubo e deixaram a vítima ferida. O bombeiro foi socorrido e encaminhado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, sendo posteriormente transferido para um hospital de São Paulo, onde passou por procedimento cirúrgico.
As buscas pelos outros criminosos segue.
Pena
Conforme a Legislação brasileira, é possível que, se condenado, um acusado pelo crime deva ser penalizado com reclusão entre 6 e 20 anos, havendo possibilidade de diminuição por questões como comportamento, por exemplo. Importante saber que a tentativa de homicídio é um crime que consiste em atentar contra a vida de outra pessoa, tendo como objetivo matar.
Outros crimes
Além da tentativa de assassinato, outro crime que disparou e chamou atenção na região foi o de homicídio culposo por acidente de trânsito, que cresceu 36,4% entre um ano e outro. Nesse caso, configura-se o crime desta modalidade quando o agente não planeja ou deseja causar a morte, mas sua conduta negligente resulta no resultado fatal.
São Bernardo, que havia contabilizado 60 ocorrências em 2022 saltou para 89 no ano passado (variação de 48,3%); São Caetano, que até então não havia contabilizado casos no ano retrasado, saltou para três ocorrências em 2023; Diadema passou de 20 para 21; Ribeirão Pires de oito para 10 casos, e Rio Grande da Serra passou de nenhuma ocorrência em 2022 para uma, em 2023.
Na contrapartida, Mauá e Santo André registraram baixa nas ocorrências, e passaram de 17 para 16 casos e uma ocorrência para zero, respectivamente.