Inicialmente, as vacinas serão aplicadas em crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos (Foto: Mauro Pedroso/PMD)
O Ministério da Saúde divulgou na última quinta-feira (25/01) a lista das cidades que irão receber a remessa de vacinas contra a dengue através do SUS (Sistema Único de Saúde). Ao todo, 521 municípios de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal, vão receber o imunizante, mas o ABC está fora da listagem.
A justificativa apresentada é a de que alguns municípios não atendem todos os requisitos necessários para receber os insumos da vacina, que são: municípios de grande porte (população igual ou maior do que 100 mil habitantes) com alta transmissão nos últimos 10 anos, predominância do sorotipo DENV-2 (dezembro/2023) e maior número de casos no monitoramento 2023/2024.
Newsletter RD
As sete cidades aguardam as próximas orientações do Governo Federal para, possivelmente, receber as doses da vacina.
Vacinação
Crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, serão vacinados. A faixa etária concentra maior número de hospitalização por dengue: 16,4 mil casos entre janeiro de 2019 a novembro de 2023, seguido dos idosos, grupo ao qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa.
O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Casos no ABC
Na primeira quinzena de janeiro, o ABC chegou a 64 casos de dengue confirmados. Santo André encabeça o ranking como a cidade com maior número de ocorrências: foram 25, ao todo, seguido de São Bernardo com 16 casos; Mauá (15); Ribeirão Pires (4); Diadema (3) e São Caetano (1).