
As vendas do varejo físico brasileiro cresceram 3,8% em 2023, conforme aponta o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Esse resultado representa alta de 2,9 pontos percentuais se comparado ao ano anterior, quando o índice foi de 0,9%. O desempenho também representa o terceiro ano de alta consecutiva, após o tombo de -12,2% apontado em 2020. Confira, no gráfico a seguir, a evolução dos últimos 10 anos:
Ainda segundo o estudo, na visão por setores, “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” puxou a alta das vendas do varejo físico, com avanço de 7,1%, seguido por “Combustíveis e Lubrificantes” (6,6%), depois “Veículos, Motos e Peças” (2,8%), “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (2,0%), “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (1,1%), e “Material de Construção” (0.7%). Confira o comparativo anual por segmentos no gráfico a seguir: