O PSDB em Mauá iniciou 2024 na busca por uma posição de protagonista visando a eleição de 2024. A dúvida é sobre o exato caminho que o partido tomará. Em entrevista ao RDtv desta segunda-feira (29/01), o vereador Leonardo Alves (PSDB) defendeu que o tucanato esteja na chapa majoritária, resta saber se com um nome para prefeito ou para vice.
“O PSDB tem que assumir uma posição de ter uma pré-candidatura (para prefeito) ou está na vice. Nós estamos trabalhando para essas duas frentes. É claro que não posso dizer agora que o PSDB tem que ter candidato, pois é uma questão de ouvir, de acertar o cenário como um todo, ver os apontamentos, ver as pesquisas, assim ver as coisas como estão naquele momento. Fazer um retrato e uma estratégia melhor para que a gente possa ter essa caminhada. Tendo condições já me sinto feliz”, disse Alves.
O partido conta com o nome do empresário José Roberto Lourencini, o Zé Lourencini. Candidato em 2020, ficou em quarto lugar com 18.134 votos (9,38% dos votos válidos). No ano passado, o tucano firmou parceria com um grupo que busca ser uma “terceira via” na cidade, liderada por João Veríssimo Fernandes, o Juiz João (PSD), e o ex-prefeito de Ribeirão Pires Clovis Volpi (PSD).
A ideia do tucanato é apresentar um projeto e debater as ações que possam ser realizadas junto com a população. Tal fato já evidenciado pelas redes sociais do próprio Leonardo Alves, inclusive com um aviso em letras garrafais, “VEM NOVIDADE POR AÍ”.

A busca pelo protagonismo na eleição municipal vem ao encontro da opinião defendida pelo prefeito de Santo André, presidente estadual do PSDB e presidente estadual da Federação PSDB/Cidadania, Paulo Serra, que quer o retorno do partido aos principais debates nas eleições, algo que acabou perdendo para o bolsonarismo nas duas últimas eleições gerais (2018 e 2022).
“Nós temos uma liderança no PSDB, nós temos um espelho e uma referência muito grande do prefeito Paulo Serra. Nós estamos seguindo a linha dele por um processo de reconstrução do partido, de reconectar o partido com suas bases, de reconectar o partido com sua essência”, segue o vereador mauaense.
Ao ser questionado sobre a possiblidade de ter o nome indicado para vice de Lourencini, em caso de uma “chapa pura”, Leonardo se vê focado nas ações no Legislativo, mas se sente preparado caso tenha tal missão.