
Em 2023, a Fundação Santo André, através do professor Rogério Vitalli, que ministra aulas nos cursos de Engenharia e Tecnologia, teve projeto selecionado para promover treinamentos para os professores da Escola Estadual Dr. Américo Brasiliense, de Santo André, para a utilização da robótica em sala de aula.
O treinamento oferecido por Vitalli foi bastante assertivo e impactou cerca de 1 mil estudantes de ensino fundamental numa região de vulnerabilidade social. Além disso, os professores receberam um Kit de Robótica e no final do ano os estudantes participaram de uma Feira de Robótica dentro do Campus da FSA.
Na área educacional é uma atividade prática que tem o objetivo de ajudar o aluno a construir o próprio conhecimento, através da realização de uma ação. Para isso, são utilizados materiais como kits prontos, próprios para essa finalidade. Na prática, esses kits são formados por peças diversas, motores e sensores, que são controlados por uma placa, na qual os alunos podem programar o funcionamento dos robôs montados.
O projeto foi selecionado entre os cinco primeiros colocados para receber recursos da Boeing através do Consórcio Sthem Brasil (Science Tecnologic Engeneering in Math), rede que reúne diversas universidades e empresas privadas com o objetivo de investir na formação de professores e gestores. Para 2024, a Fundação Santo André participa da segunda fase do projeto que consiste numa fase internacional de treinamento online para os professores oferecido pela Universidade do Arizona de junho a dezembro de 2024.