
O autônomo Renato Soares de Souza entrou em contato com o RD para reclamar da rapidez do sinal amarelo (de atenção) em um semáforo instalado na avenida Humberto de Campos, nº1.242, no bairro Bocaina, em Ribeirão Pires.
Segundo o reclamante, o sinal em questão tem um tempo de duração extremamente curto, o que coloca em risco os pedestres e motoristas que trafegam por ali. “O tempo do amarelo está muito curto, o que pode acarretar em multas ou ainda em acidentes, visto que a velocidade máxima na via é de 50km/h”, pontua.
Renato sugere que o semáforo tenha uma contagem digital visível para que os motoristas não sejam multados e nenhum acidente ocorra no local. “Isso facilitaria muito, é algo bastante funcional”, afirma.
Questionada pelo RD, a Prefeitura de Ribeirão Pires informa que a troca do amarelo para o vermelho tem tempo de quatro segundos, seguindo normativa do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, volume V – Sinalização semafórica, Resolução Contran 974/22. Portanto, segundo a administração municipal, o semáforo está dentro da normativa.